Home
Notícias
Desenhos de soldado da Primeira Guerra Mundial são descobertos em armário
Notícias

Desenhos de soldado da Primeira Guerra Mundial são descobertos em armário

publisherLogo
Aventuras Na História
16/07/2025 17h05
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16562640/original/open-uri20250716-35-1mthjsu?1752685512
©Divulgação/Rendells Auctioneers
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma descoberta impressionante foi realizada recentemente com a recuperação de um caderno de esboços pertencente a um soldado da Primeira Guerra Mundial, que foi encontrado em um armário de armazenamento, 109 anos após a sua criação.

O achado pertence ao tenente Frederick Holmes, um alfaiate de Chelsea que se destacou como artista antes do início do conflito global. Em 1916, durante o ano marcado pela sangrenta Batalha do Somme, Holmes foi enviado à Frente Ocidental, onde lutou ao lado do Regimento de Londres.

No período em que esteve na guerra, ele produziu 45 esboços coloridos que retratam não apenas as duras realidades da vida nas trincheiras, mas também a beleza do campo francês.

Os esboços

Entre suas obras mais notáveis, destaca-se a imagem de um soldado solitário sentado no final de uma trincheira, segurando seu bayonete e olhando para o horizonte (segunda foto da capa desta matéria).

Outras ilustrações incluem uma coleção de granadas de rifle prontas para ação e uma representação sombria de um campo de batalha em chamas. O caderno revela não apenas os horrores da guerra, mas também momentos de serenidade, como quando Holmes capturou vistas do campo francês em Auxi-le-Château e o idílico litoral de St. Cecile.

Uma das obras retrata uma igreja em Auxi-le-Château (terceira imagem da capa) que escapou dos danos da guerra, bem como uma fileira de árvores desfolhadas. Durante uma pausa no combate, o tenente aproveitou para desenhar na tranquila praia de St. Cecile, proporcionando um contraste marcante com as cenas violentas que testemunhou nas frentes de batalha.

Divulgação/Rendells Auctioneers
Divulgação/Rendells Auctioneers
Divulgação/Rendells Auctioneers
Divulgação/Rendells Auctioneers
Divulgação/Rendells Auctioneers

A recente descoberta do caderno foi feita por um vendedor enquanto explorava um armário de armazenamento em Devon. Embora a proveniência anterior do caderno permaneça envolta em mistério, os leiloeiros descreveram a peça como uma "descoberta rara e evocativa".

Na capa interna do caderno, Holmes anotou seu nome, seu regimento, localização e a data das obras. O leilão ocorrerá amanhã, 17/07, na Rendells Auctioneers, em Newton Abbot, Devon, com o caderno sendo avaliado em £1.200 (cerca de 9 mil reais).

Dave Marochan, especialista da Rendells Auctioneers, comentou ao Daily Mail sobre a importância da descoberta: "O vendedor encontrou o caderno durante uma venda de armário e ficou imediatamente interessado. Infelizmente, não sabemos como ele acabou lá inicialmente, mas é realmente algo magnífico".

As 45 obras são majoritariamente coloridas e demonstram uma qualidade elevada; o tenente Holmes tinha claramente um olhar apurado para os detalhes", concluiu.

Marochan acrescentou que o treinamento de Holmes como alfaiate pode ter contribuído para sua habilidade em captar linhas e formas com precisão: "Existem esboços muito evocativos da vida nas trincheiras que transportam o espectador diretamente para aquele momento histórico. Encontrar algo assim é bastante raro e eu diria que merece ser exposto em um museu."

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também