Notícias
Dilma Rousseff fala sobre atual cenário político do Brasil: 'Corrosão da democracia'
Aventuras Na História
30/08/2021 20h00

PUBLICIDADE

Em uma conversa com a revista Focus Brasil, que foi repercutida pela Rolling Stone nesta segunda-feira, 30, a ex-presidenta Dilma Rousseff falou sobre seu impeachment, ocorrido há cinco anos, e sobre o governo Bolsonaro.
O golpe não foi brando. Não foi nada brando. E, lembre-se, o golpe vem em etapas. É um processo. O Golpe de 2016 é o ato zero do golpe, é o ato inaugural, mas o processo continua. É o pecado original dessa crise que o país atravessa. É a partir dali que se desenrola todo o processo golpista", disse ela.
"Lá atrás, houve um golpe parlamentar, judiciário e midiático. Mas, sobretudo, um golpe do setor financeiro, do capitalismo financeiro. Um golpe neoliberal. Não houve uma intervenção clássica militar, mas uma manipulação das regras legais”, refletiu a petista.
Rousseff citou ainda o estancamento dos recursos que costumavam ser direcionados para políticas públicas, o que foi vedado pelo chamado "teto de gastos", e comentou a deterioração do meio-ambiente que foi presenciada nos últimos anos.
Não tem volta, né? Tem coisas que você destrói na natureza que leva décadas e às vezes até séculos para reconstruir. O que eles estão fazendo na Amazônia é absurdo. Abriram a Amazônia para uma coisa que nós jamais permitimos e nenhum governo anterior: a entrada das grandes empresas mineradoras”, completou.
PUBLICIDADE