Donald Trump parabeniza primeiro papa americano: 'grande honra'

Aventuras Na História






Nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, é apresentado ao mundo o mais novo líder da Igreja Católica: o papa Leão XIV. Com nome de nascimento Robert Francis Prevost, ele é o primeiro papa proveniente dos Estados Unidos de toda a história, sendo um entre 10 cardeais norte-americanos elegíveis no conclave.
Prevost nasceu em 14 de setembro 1955 em Chicago, e é conhecido principalmente por seu perfil progressista e próximo aos ideais de Francisco — que, inclusive, ele disse que dará continuidade ao legado durante seu pontificado.
Outro fator relevante sobre a trajetória do agora Leão XIV, é que o pontífice também é conhecido por sua ação missionária no Peru na década de 1980, que o aproximou do catolicismo latino-americano, e inclusive lhe rendeu o apelido de "pastor de duas pátrias". Por isso, chama atenção a possibilidade de ele ser uma espécie de contraponto ao governo de Trump, incentivando uma potencial unidade religiosa entre a América Latina e a Anglo-Saxônica.

"Grande honra"
Após o anúncio do novo papa, o próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ignorou a ocasião e foi um dos primeiros a parabenizá-lo pela eleição. Além disso, ele também escreveu em publicação no Truth Social que aguarda ansiosamente por um encontro com o novo líder religioso:
Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", escreveu Trump.
Além de Trump, quem também parabenizou Leão XIV foi o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, que escreveu em publicação no X: "Tudo que é legal, inclusive o Papa, vem de Chicago! Parabéns ao primeiro Papa americano, Leão XIV! Esperamos recebê-lo de volta em breve".
Lideranças mundiais
Confira a seguir as mensagens de outros líderes mundiais à Leão XIV, após a eleição:
"Parabéns a Sua Santidade o Papa Leão XIV por sua eleição à Sé de São Pedro e pelo início de seu pontificado. A Ucrânia valoriza profundamente a posição consistente da Santa Sé na defesa do direito internacional, condenando a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes. Neste momento decisivo para o nosso país, esperamos o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano nos esforços da Ucrânia para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura. Desejo a Sua Santidade Leão XIV sabedoria, inspiração e força — tanto espiritual quanto física — para cumprir sua nobre missão. Até muitos anos!", escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.
Além de Zelensky, até mesmo Putin, da Rússia, comentou sobre a eleição: "Estou confiante de que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuarão a se desenvolver com base nos valores cristãos que nos unem".
O presidente francês, Emmanuel Macron, escreveu "Um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV e a todos os católicos da França e do mundo, dirijo uma mensagem de fraternidade. Que neste 8 de maio este novo pontificado seja de paz e esperança".
Já o presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse: "Acolho com entusiasmo a eleição do novo Papa Leão XIV, um momento de esperança para milhões de pessoas em todo o mundo. Em tempos de divisão e incerteza, sua liderança espiritual pode ajudar a inspirar unidade, compaixão e paz. A União Europeia e a Santa Sé compartilham um profundo compromisso com a dignidade humana. Estou ansioso para trabalhar juntos em nossa busca compartilhada pelo bem comum".


