Home
Notícias
Donald Trump parabeniza primeiro papa americano: 'grande honra'
Notícias

Donald Trump parabeniza primeiro papa americano: 'grande honra'

publisherLogo
Aventuras Na História
08/05/2025 18h54
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16521989/original/open-uri20250508-18-is2e4k?1746730825
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, é apresentado ao mundo o mais novo líder da Igreja Católica: o papa Leão XIV. Com nome de nascimento Robert Francis Prevost, ele é o primeiro papa proveniente dos Estados Unidos de toda a história, sendo um entre 10 cardeais norte-americanos elegíveis no conclave.

Prevost nasceu em 14 de setembro 1955 em Chicago, e é conhecido principalmente por seu perfil progressista e próximo aos ideais de Francisco — que, inclusive, ele disse que dará continuidade ao legado durante seu pontificado.

Outro fator relevante sobre a trajetória do agora Leão XIV, é que o pontífice também é conhecido por sua ação missionária no Peru na década de 1980, que o aproximou do catolicismo latino-americano, e inclusive lhe rendeu o apelido de "pastor de duas pátrias". Por isso, chama atenção a possibilidade de ele ser uma espécie de contraponto ao governo de Trump, incentivando uma potencial unidade religiosa entre a América Latina e a Anglo-Saxônica.

Papa Leão XIV durante anúncio / Crédito: Getty Images

"Grande honra"

Após o anúncio do novo papa, o próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ignorou a ocasião e foi um dos primeiros a parabenizá-lo pela eleição. Além disso, ele também escreveu em publicação no Truth Social que aguarda ansiosamente por um encontro com o novo líder religioso:

Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", escreveu Trump.

Além de Trump, quem também parabenizou Leão XIV foi o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, que escreveu em publicação no X: "Tudo que é legal, inclusive o Papa, vem de Chicago! Parabéns ao primeiro Papa americano, Leão XIV! Esperamos recebê-lo de volta em breve".

Lideranças mundiais

Confira a seguir as mensagens de outros líderes mundiais à Leão XIV, após a eleição:

"Parabéns a Sua Santidade o Papa Leão XIV por sua eleição à Sé de São Pedro e pelo início de seu pontificado. A Ucrânia valoriza profundamente a posição consistente da Santa Sé na defesa do direito internacional, condenando a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes. Neste momento decisivo para o nosso país, esperamos o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano nos esforços da Ucrânia para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura. Desejo a Sua Santidade Leão XIV sabedoria, inspiração e força — tanto espiritual quanto física — para cumprir sua nobre missão. Até muitos anos!", escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Veja no Twitter
twitter

Congratulations to His Holiness Pope Leo XIV @Pontifex on his election to the See of Saint Peter and the beginning of his pontificate.

Ukraine deeply values the Holy See’s consistent position in upholding international law, condemning the Russian Federation’s military aggression…

May 8, 2025

Além de Zelensky, até mesmo Putin, da Rússia, comentou sobre a eleição: "Estou confiante de que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuarão a se desenvolver com base nos valores cristãos que nos unem".

O presidente francês, Emmanuel Macron, escreveu "Um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV e a todos os católicos da França e do mundo, dirijo uma mensagem de fraternidade. Que neste 8 de maio este novo pontificado seja de paz e esperança".

Veja no Twitter
twitter

Moment historique pour l’Église catholique et ses millions de fidèles. Au Pape Léon XIV, à tous les catholiques de France et du monde, j’adresse un message fraternel.

En ce 8 mai, que ce nouveau pontificat soit porteur de paix et d’espérance.

May 8, 2025

Já o presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse: "Acolho com entusiasmo a eleição do novo Papa Leão XIV, um momento de esperança para milhões de pessoas em todo o mundo. Em tempos de divisão e incerteza, sua liderança espiritual pode ajudar a inspirar unidade, compaixão e paz. A União Europeia e a Santa Sé compartilham um profundo compromisso com a dignidade humana. Estou ansioso para trabalhar juntos em nossa busca compartilhada pelo bem comum".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também