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Earhart, MH370 e Stendec: Os 5 maiores mistérios da história da aviação
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Earhart, MH370 e Stendec: Os 5 maiores mistérios da história da aviação

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Aventuras Na História
12/07/2025 14h00
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©Domínio Público / Getty Images
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Desde a criação do 14-bis por Santos Dumont em 1906, ou o voo dos irmãos Wright em dezembro de 1903, o mundo da aviação já evoluiu muito, e hoje temos grandes aeronaves capazes de levar cargas gigantescas ou até centenas de pessoas. Porém, infelizmente, até hoje não estamos livres de tragédias.

Não é incomum nos depararmos com notícias de aviões que caem ou colidem nos aeroportos, mesmo com mais de um século de avanços na aviação. E para além de tragédias, o mundo também já presenciou vários mistérios. Confira a seguir os 5 maiores mistérios da história da aviação:

1. Amelia Earhart

Amelia Earhart / Crédito: Getty Images

Uma pioneira na aviação dos Estados Unidos, sendo a primeira mulher a pilotar sozinha um avião sobre o Oceano Atlântico, Amelia Earhart é centro em um dos maiores mistérios da história, que já dura mais de 80 anos. Com uma carreira em ascensão, ela decidiu dar a volta ao mundo em 1937, com seu avião favorito, mas o plano culminou no desaparecimento dela e do aviador Fred Noonan, que a acompanhava.

A dupla desapareceu no dia 2 de julho de 1937, em algum ponto do oceano Pacífico, após decolarem de Lae, na Papua-Nova Guiné, com destino à Ilha Howland, próxima de Honolulu. As buscas pelos dois aviadores duraram 16 dias, mas as autoridades não conseguiram nenhum sinal, e a morte da piloto foi declarada no dia 5 de janeiro de 1939. Até hoje, expedições tentam encontrar qualquer pista da aviadora ou de seu avião.


2. Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry / Crédito: Getty Images

Certamente, o motivo pelo qual o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry mais ficou conhecido na história foi seu grande clássico da literatura infantil, 'O Pequeno Príncipe'. Porém, o que nem todos sabem sobre ele, é que ele também foi um pioneiro da aviação, inclusive perdendo a vida sob circunstâncias misteriosas, durante a Segunda Guerra Mundial.

Com a eclosão do conflito, Saint-Exupéry se candidatou e foi aceito como piloto de reconhecimento na Força Aérea Francesa e, após o colapso da França, ele fugiu para os Estados Unidos (onde, inclusive, escreveu 'O Pequeno Príncipe').

Até que, no dia 31 de julho de 1944, enquanto se preparava para a chamada Operação Dragão, em que os aliados invadiram o sul da França, ele decolou de um campo na Ilha de Córsega para tirar fotos e fazer reconhecimento na região de Grenoble, mas nunca mais retornou.

Após oito dias, Saint-Exupéry foi oficialmente declarado desaparecido em combate, possivelmente abatido por inimigos. Foi só mais de 40 anos depois, em 1998, que um pescador encontrou a pulseira de identidade do escritor no oceano, próximo a Marselha, e dois anos depois mergulhadores localizaram os restos de sua aeronave. Apesar de tudo, seu corpo nunca teve seu destino confirmado, e o caso ainda é envolto em mistério.


3. MH370

Cena do documentário ‘Voo 370: O avião que desapareceu’ / Crédito: Divulgação/Netflix

Na madrugada de 8 de março de 2014, partiu do aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, o voo MH370 da Malaysian Airlines, com destino a Pequim, na China. A bordo, estavam 239 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes — mas que, após a decolagem, nunca mais foram vistas.

Pouco após iniciar o voo, o avião simplesmente desapareceu das telas do radar, e ninguém soube explicar o que aconteceu naquele dia. Até o desaparecimento, não havia nenhum relato de anomalia, havia combustível suficiente e nada fora do padrão.

Após 16 meses de buscas, em 29 de julho de 2015, parte da asa da aeronave foi encontrada em uma ilha francesa no Oceano Índico, e, pouco depois, outras supostas partes foram avistadas ainda na Tanzânia, Moçambique, África do Sul, Madagascar e Maurício.

Posteriormente, especialistas confirmaram que estes eram destroços do MH370, e em 2017 as buscas foram oficialmente encerradas. Mas até hoje não encontraram nenhuma explicação para a queda.


4. Stendec

A aaeronave do vôo CS59 / Crédito: Domínio Público

No dia 2 de agosto de 1947, chegou à torre de controle do aeroporto de Los Cerrillos, em Santiago, capital do Chile, uma mensagem de que o voo CS59, da British South American Airways, pousaria em solo chileno. Porém, apesar do aviso, o avião nunca mais foi visto.

Na mensagem, dizia "ETA (tempo de chegada estimado) Santiago 17h45 STENDEC". No entanto, nunca foi explicado de maneira satisfatória o que significaria essa última palavra, o que inclusive levou muitas pessoas a acreditarem que poderia ser uma mensagem subliminar relacionada a seres extraterrestres.

Após algumas horas, uma equipe de busca foi montada para encontrar qualquer pista que esclarecesse o sumiço, mas dias se passaram, e o mistério persistiu. Foi até mesmo levantada a hipótese de um atentado terrorista, visto que no voo estava um diplomata britânico entre os passageiros, mas nada pôde ser confirmado.

Décadas depois, em janeiro de 2000, restos mortais e fragmentos de um avião foram encontrados nas proximidades do vulcão Tupungato, na Argentina e, após investigarem, as autoridades declararam que os destroços pertenciam ao CS59, iniciando assim uma longa investigação.

As autoridades alegaram que a causa do acidente foi um fenômeno atmosférico natural, o jetstream, no qual uma corrente de vento altera a velocidade do avião e afeta os cálculos aéreos, levando à colisão. Assim, o caso foi concluído, mas nunca houve uma explicação para o que a palavra Stendec significava.


5. Voo 19

Mapa mostrando área do Triângulo das Bermudas / Crédito: Getty Images

Em 5 de dezembro de 1945, já após o fim da Segunda Guerra Mundial, cinco aviões pilotados por jovens aviadores partiram da Base Aero-Naval de Fort Lauderdale para a operação Voo 19, que seria o último voo de treinamento do grupo antes de sua formatura. Porém, esse episódio se tornou um dos desaparecimentos mais misteriosos do mundo, em meio ao famoso Triângulo das Bermudas.

Aos 90 minutos de voo, o comandante da tropa, Charles Carroll Taylor, avisou pelo rádio que eles estavam perdidos. O último contato que teve com os jovens cadetes foi às 19h04, quando o tenente Robert F. Cox conseguiu falar com Charles.

Posteriormente, um hidroavião PBM Mariner foi ao resgate com treze homens a bordo, mas ele também desapareceu em menos de uma hora de voo. Eventualmente, outras operações de busca foram enviadas, com a varredura de toda a costa da Flórida em busca de vestígios ou destroços, mas o paradeiro do esquadrão de treinamento e dos outros treze homens nunca foi determinado.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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