Home
Notícias
Embaixada dos EUA no Brasil publica mensagem polêmica sobre imigração
Notícias

Embaixada dos EUA no Brasil publica mensagem polêmica sobre imigração

publisherLogo
Aventuras Na História
23/07/2025 17h53
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16567253/original/open-uri20250723-36-i8383l?1753293604
©Reprodução/Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 23, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília fez uma postagem controversa em suas redes sociais, direcionando um aviso contundente a imigrantes em situação irregular no país. A mensagem, que gerou repercussão nas plataformas digitais, sugere que esses indivíduos deixem o EUA, utilizando uma referência ao clássico filme de ficção científica "E.T. - O Extraterrestre" (1982).

A publicação, que trazia o logotipo do Departamento de Estado norte-americano, apresentava uma imagem do famoso personagem e continha a seguinte frase: "Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem".

O CBP Home é um aplicativo promovido pelo Departamento de Estado dos EUA, projetado para auxiliar na autodeportação voluntária. De acordo com informações disponíveis no site oficial do governo Trump, a ferramenta oferece uma "oportunidade histórica" para imigrantes ilegais obterem passagens gratuitas, isenção de multas por não saída e um bônus de mil dólares para facilitar seu retorno ao país natal.

Medidas rigorosas

Essa iniciativa da Embaixada ocorre em um cenário onde a administração da Casa Branca tem implementado medidas mais rigorosas relacionadas à imigração desde a posse do presidente Donald Trump, em janeiro deste ano. Recentemente, a Embaixada também reforçou que a concessão de visto aos cidadãos estrangeiros é considerada um privilégio e não um direito garantido.

Segundo o G1, as declarações e ações da Embaixada têm levantado debates sobre as políticas de imigração dos EUA e sua postura em relação aos imigrantes indocumentados.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também