Enroladinho de salsicha ganha escultura no Madame Tussauds: 'Tesouro nacional'

Aventuras Na História






Uma escultura de um enroladinho de salsicha da Greggs, famosa rede de padarias do Reino Unido, será exibida no museu Madame Tussauds, em Londres, para celebrar o Dia Nacional do Enroladinho de Salsicha, em 5 de junho. É o primeiro alimento individual a ganhar espaço próprio na instituição, conhecida por suas figuras de cera de personalidades históricas e celebridades.
Descrito como um "cilindro de carne processada envolto em massa folhada", o enroladinho passa a integrar a "zona cultural" da exposição, ao lado de nomes como William Shakespeare e David Attenborough. Ele ficará apoiado sobre uma almofada de veludo azul-real e terá uma placa comemorativa que destaca sua importância para a culinária britânica.
Reprodução fiel
Em comunicado, Jo Kinsey, gerente do estúdio do museu, contou que a equipe dedicou inúmeras horas para reproduzir fielmente os detalhes da iguaria, aplicando o mesmo processo usado na criação das figuras humanas: desde moldes de argila até pintura manual.
Nossos artistas dedicaram inúmeras horas para capturar todos os detalhes desse item tão popular. A pressão era grande, porque sabemos o quanto os britânicos são apaixonados por seu salgado favorito! Levamos o processo a sério, criando essa peça do mesmo modo como fazemos todas as nossas figuras. É um feito histórico: a primeira vez que um alimento individual tem sua própria figura no Madame Tussauds de Londres”, destacou Kinsey.
Já Rosin Currie, CEO da Greggs, afirmou estar “absolutamente encantado” com a homenagem. “Ver nosso salgado receber esse tratamento de celebridade é um momento de orgulho — e um pouco surreal — para todos nós da Greggs”.
A popularidade do produto é notável. Segundo o jornal The Sun, a rede vende cerca de um milhão de enroladinhos todos os dias. Em 2024, foi registrado um lucro antes dos impostos superior a £200 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão), com vendas totais acima de £2 bilhões (R$ 15,3 bilhões). No mesmo ano, a empresa ampliou sua presença no Reino Unido, inaugurando 226 novas lojas, alcançando um total de 2.618 unidades.
A escultura ficará exposta no museu a partir desta quinta-feira, 5, e permanecerá em cartaz até o fim do mês.


