Home
Notícias
Loja se manifesta após peça ser comparada a uniforme de campos de concentração
Notícias

Loja se manifesta após peça ser comparada a uniforme de campos de concentração

publisherLogo
Aventuras Na História
11/09/2023 22h58
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após o lançamento de um conjunto que em sua estampa remetia aos uniformes dos campos de concentração nazista, conforme os internautas, a rede de lojas Riachuelo foi alvo de críticas. A estampa foi percebida pelo público da internet, que associou a peça a outra existente na história. 

As peças que integram o conjunto, camisa e calça, eram listradas nas cores azul e branca, o que foi visto pelo público como semelhante às roupas que os judeus, durante a 2ª Guerra Mundial, vestiam.

Dentre as diversas críticas na internet, segundo repercutiu o portal de notícias do G1, uma das que viralizaram destacavelmente foi a da especialista em cultura material e consumo, semiótica psicanalítica da USP Maria Eugênya, em que, ao relacionar o conjunto com o uniforme, ela comenta sobre a necessidade de se "conhecer a história". Na ocasião, ela afirma também que é "puro cinismo" colocar o "uso estético acima de crítica ou memória histórica".

Posicionamento

Após a polêmica envolvendo o conjunto, a Riachuelo se manifestou. Confira na íntegra o posicionamento da rede: 

"Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente.

A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce.

Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado."

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também