Home
Notícias
Meteoro bola de fogo transforma noite em dia por alguns segundos na China
Notícias

Meteoro bola de fogo transforma noite em dia por alguns segundos na China

publisherLogo
Aventuras Na História
29/05/2025 11h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16534357/original/open-uri20250529-55-17ytc8p?1748521382
©Reprodução/X (@globaltimesnews)
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um meteoro cruzou o céu de Maoming, na província de Guangdong, sul da China, por volta das 21h30 (horário local) nesta quarta-feira, 28, provocando um clarão intenso que iluminou a noite como se fosse dia. O fenômeno durou apenas alguns segundos, mas foi suficiente para assustar moradores e animais da região.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o meteoro deixou um rastro luminoso que variava do amarelo-alaranjado ao verde-azulado, com brilho muito superior ao de um meteoro comum. Alguns relatos mencionam também um forte estrondo, possivelmente causado por uma explosão em alta altitude.

Veja no Twitter
twitter

After a "fireball" streaked across the sky over Maoming, South China's Guangdong Province, and nearby areas on Wednesday night, illuminating the sky like daytime, an astronomer from the National Astronomical Observatories under the Chinese Academy of Sciences said that the… pic.twitter.com/R5hZXjzJSo

May 29, 2025

Bola de fogo

Gou Lijun, especialista do Observatório Astronômico Nacional da Academia Chinesa de Ciências, confirmou ao jornal chinês Global Times que se tratava de um meteoro do tipo “bola de fogo”. Este fenômeno ocorre quando um meteoroide com cerca de 1 metro de diâmetro entra na atmosfera terrestre e queima intensamente devido ao atrito, alcançando temperaturas de vários milhares de graus Celsius.

O Departamento de Gestão de Emergências de Maoming realizou inspeções durante a madrugada e informou que não houve danos materiais, feridos ou ocorrências anormais. As autoridades orientaram a população a manter a calma.

A trajetória do meteoro foi do nordeste para o sudoeste. Segundo o Global Times, estimativas preliminares indicam que a energia desse evento variou entre 500 e 2.000 toneladas de TNT, o que o coloca entre os mais significativos registrados nos últimos anos. 

Acredita-se que o meteoro tenha se desintegrado na atmosfera ou caído no Mar da China Meridional, já que nenhum impacto no solo ou fragmento foram localizados até o momento. O caso segue sendo monitorado por instituições astronômicas e órgãos governamentais.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também