Mudanças climáticas podem desencadear onda de erupções vulcânicas

Aventuras Na História






Hoje, com o mundo enfrentando mudanças climáticas cada vez mais intensas, vem se registrando um derretimento de geleiras e calotas polares cada vez mais rápido. E segundo um novo estudo, isso pode inclusive desencadear uma enxurrada de erupções vulcânicas explosivas, no futuro.
Isso porque, com a perda de gelo, a pressão sobre as câmaras de magma subterrâneas é liberada, tornando as erupções mais prováveis. Pelo menos, esse processo pôde ser observado na Islândia, uma ilha situada no limite de uma placa tectônica meso-oceânica. A nova pesquisa, feita no Chile, é um dos primeiros estudos a demonstrar o aumento repentino do vulcanismo em um continente desde o fim da última era glacial.
Conforme repercute o The Guardian, o aquecimento global, causado pela queima de combustíveis fósseis, vêm causando o derretimento de calotas polares e geleiras em todo o mundo. Dessa forma, hoje, o maior risco de ressurgimento de erupções está na Antártida Ocidental, onde pelo menos 100 vulcões se encontram debaixo de uma espessa camada de gelo. Porém, é provável que esse gelo se perca nas próximas décadas e séculos, conforme o mundo se aquece.
Embora erupções vulcânicas sejam capazes de resfriar o planeta temporariamente, erupções prolongadas seriam capazes de lançar gases de efeito estufa significativos na atmosfera, o que acabaria aquecendo ainda mais o planeta, desencadeando assim um ciclo vicioso de derretimento de gelo e aumento de erupções.
Estudo
Em comunicado, Pablo Moreno-Yaeger, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e líder da pesquisa, afirmou: "À medida que as geleiras recuam devido às mudanças climáticas, nossas descobertas sugerem que esses vulcões entram em erupção com mais frequência e de forma mais explosiva".
A nova pesquisa, que foi apresentada na conferência de geoquímica Goldschmidt em Praga, na República Checa, agora está em fase final de revisão em um periódico. Para seu desenvolvimento, os pesquisadores acamparam no alto dos Andes, entre vulcões ativos e adormecidos.
E em um trabalho detalhado no vulcão Mocho-Choshuenco os pesquisadores utilizaram a datação por radioisótopos, a fim de estimar a idade das rochas vulcânicas produzidas antes, durante e depois da última era glacial, quando a Patagônia era coberta por uma camada de gelo de 1.500 metros de espessura.
A análise dos minerais das rochas também revelou a profundidade e a temperatura em que se formaram, o que levou os pesquisadores a descobrir que a camada de gelo da região suprimiu o volume de erupções entre 26.000 e 18.000 anos atrás, o que permitiu o acúmulo de um grande reservatório de magma entre 10 e 15 quilômetros abaixo da superfície.
Porém, após o derretimento desse gelo, há cerca de 13.000 anos, a pressão sobre a câmara de magma foi liberada, os gases presentes se expandiram, e desencadeou uma série de erupções explosivas na região. "Descobrimos que, após a deglaciação, o vulcão começa a entrar em erupção com muito mais frequência e também muda sua composição", afirmou Moreno-Yaeger.
"Nosso estudo sugere que esse fenômeno não se limita à Islândia, onde foi observado aumento da atividade vulcânica, mas também pode ocorrer na Antártida", continua o pesquisador. "Outras regiões continentais, como partes da América do Norte, Nova Zelândia e Rússia, também merecem atenção científica mais atenta".
Vale mencionar ainda que pesquisas anteriores já demonstraram que a atividade vulcânica global aumentou de duas a seis vezes após a última era glacial, mas só o novo estudo demonstrou como isso ocorreu. Um fenômeno semelhante já foi relatado através de análises de rochas no leste da Califórnia, em 2004.
Por fim, é importante ressaltar como mais pesquisas relacionando a crise climática e a atividade vulcânica são extremamente importantes, para que o mundo esteja mais bem preparado para os danos causados pelas erupções vulcânicas, bem como para possíveis ciclos de retroalimentação entre clima e vulcão, que podem amplificar ainda mais a crise climática.


