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Novo túnel imerso promete ligar Dinamarca à Alemanha
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Novo túnel imerso promete ligar Dinamarca à Alemanha

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Aventuras Na História
04/06/2025 12h28
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https://timnews.com.br/system/images/photos/16537775/original/open-uri20250604-55-1n2xzpv?1749048369
©Reprodução/Femern
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Na Europa, um projeto rodoviário vem chamando grande atenção nos últimos anos, com a construção do que promete ser o mais longo túnel imerso do mundo. Com 18 quilômetros de extensão, a estrutura promete ligar a ilha de Lolland, da Dinamarca, à região de Schleswig-Holstein, na Alemanha — o que deve economizar cerca de 160 quilômetros de viagens para trens e carros, mudando assim o mapa de viagens pela Europa.

Batizado como "Túnel do Estreito de Fehmarn", o projeto é uma iniciativa da União Europeia que busca tornar as viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas, e também para reduzir a necessidade de aviões para o deslocamento pela região. "É um projeto importante, que vai unir o norte ao sul da Europa", conta em comunicado o ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen.

Vale mencionar que suas obras já começaram, com início em 2020 do lado dinamarquês, e em 2021 no alemão. Hoje, alguns trechos até já estão prontos, e apenas aguardam para serem posicionados no fundo do mar, conforme repercute o g1.

A primeiro momento, era previsto que o túnel fosse inaugurado em 2029, mas já foram registrados diversos atrasos nas obras. Vale destacar também que esse é um projeto nacional da Dinamarca, que arrecada com todo o custo — estimado em 7,5 bilhões de euros (cerca de R$ 48,4 bilhões, na cotação atual).

Fotografia aérea do local em que está ocorrendo a construção do túnel do Estreito de Fehmarn / Crédito: Reprodução/Femern

Façanha da engenharia

Embora o Túnel do Estreito de Fehmarn não prometa ser o túnel subaquático mais longo do mundo — hoje, esse título pertence ao Eurotúnel, que possui 37,9 km e conecta a França e o Reino Unido —, este será o mais longo do tipo imerso já construído.

A diferença entre um túnel subaquático e um túnel imerso está basicamente na forma em que é construído. O Eurotúnel foi escavado por perfuradoras, abaixo do leito marinho; já o de Fehmarn será feito com seções de concreto pré-moldadas ainda em terra firma, que futuramente serão posicionadas e conectadas no fundo do mar, a uma profundidade de cerca de 12 metros.

"As paredes foram projetadas para resistir a um acidente de trem ou carro em alta velocidade, portanto há um sistema de segurança. Sem problemas", explicou o gerente do projeto, Gerhard Cordes, em comunicado. Além disso, vale destacar que os blocos serão unidos também por cilindros hidráulicos, e as vedações de borracha prometem impedir qualquer infiltração.

Com isso, o novo túnel representa um grande feito para a engenharia, sendo atualmente o maior canteiro de obras da Europa. Para os trabalhos, estão sendo utilizadas a maior draga e a maior usina de concreto do mundo. A Femern A/S, empresa responsável pelo projeto, também divulgou que a construção dependerá de uma quantidade de aço suficiente para erguer 50 Torres Eiffel.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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