Papa Leão XIV: o novo pontífice receberá salário?

Aventuras Na História






Você algum dia já se perguntou se os papas recebem salário? A resposta pode surpreender: Leão XIV, recém-eleito pontífice, não terá uma remuneração fixa como a de chefes de Estado comuns. Em vez disso, todas as suas necessidades — moradia, alimentação, transporte e demais despesas — são integralmente cobertas pela Igreja Católica.
Apesar de não receber salário, o papa tem acesso aos recursos do Vaticano, incluindo um fundo de caridade que pode usar para ações humanitárias, conforme julgar necessário.
Como explica o portal UOL, a estrutura financeira da Santa Sé é administrada pelo Instituto para as Obras de Religião (o “Banco do Vaticano”), e sustentada por doações, investimentos e propriedades.
Bento XVI, que renunciou ao cargo no ano de 2013, foi um caso à parte: após deixar o papado, ele passou a receber uma quantia simbólica no valor de 2.500 euros mensais da Santa Sé, segundo o jornal italiano La Stampa.
Herança
Quanto à herança, o papa, como qualquer pessoa, pode possuir bens — especialmente os adquiridos antes do pontificado — e deixar um testamento. Já os ganhos obtidos como papa, por norma, são revertidos à Igreja.
A fonte destaca que, no caso de Francisco, que fez voto de pobreza, é pouco provável que tenha deixado grande patrimônio. Ele, que só tinha uma irmã viva, poderia ter indicado beneficiários, como familiares ou instituições de caridade. Se não houver testamento, os bens seguem a legislação sucessória, beneficiando parentes ou entidades eclesiásticas.


