Home
Notícias
Presidente do Irã foi ferido em ataque israelense, apontam agências
Notícias

Presidente do Irã foi ferido em ataque israelense, apontam agências

publisherLogo
Aventuras Na História
14/07/2025 10h28
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os ataques israelenses que ocorreram no mês passado durante o auge do conflito com o Irã deixaram o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, ferido, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pelas agências Al Jazeera e Fars, ligada ao governo do Irã. O bombardeio atingiu uma instalação governamental no oeste de Teerã, onde estavam reunidos Pezeshkian e os chefes do Legislativo e do Judiciário iranianos.

As três autoridades teriam sofrido ferimentos nas pernas enquanto tentavam escapar do local. De acordo com fontes ouvidas pela Al Jazeera, o objetivo do ataque era assassinar os líderes dos três poderes do Irã. A agência Fars, por outro lado, afirma que o alvo principal seria Seyed Hassan Nasrallah, líder do grupo libanês Hezbollah.

Segundo o portal UOL, o prédio foi atingido por seis mísseis, que danificaram entradas e saídas, bloquearam rotas de fuga e cortaram o fluxo de ar interno. Ainda assim, os líderes iranianos conseguiram escapar por uma saída de emergência.

Declarações

Em entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, Pezeshkian afirmou que Israel tentou assassiná-lo. "Eles tentaram, mas falharam", declarou. Ele também descartou qualquer envolvimento dos Estados Unidos no atentado: "Não foram os EUA que estiveram por trás do atentado contra a minha vida. Foi Israel. Eu estava em uma reunião. Eles tentaram bombardear a área onde estávamos realizando a reunião."

O conflito entre Irã e Israel foi oficialmente encerrado em 24 de junho, após ambos os países reivindicarem vitória e cessarem os ataques, com mediação dos EUA.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também