Home
Notícias
Raro motor de locomotiva vitoriana é encontrado em sótão de hotel na Escócia
Notícias

Raro motor de locomotiva vitoriana é encontrado em sótão de hotel na Escócia

publisherLogo
Aventuras Na História
23/04/2025 21h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16512360/original/open-uri20250423-17-y02w3v?1745444318
©James Armandary Photography/The Lost Close
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Durante obras de reforma no sótão de um antigo prédio da polícia de Edimburgo (Escócia) — atualmente um hotel —, pesquisadores encontraram uma rara locomotiva vitoriana. O motor Crossley ficou escondido por décadas no local até ser descoberto recentemente. 

Segundo os pesquisadores, conforme repercutido pelo The Independent, o motor vitoriano foi instalado originalmente em um "Aquário Real", que ficou brevemente no Mercado Waverley, perto da estação Waverley, em Edimburgo.

Porém, em 1881, o motor foi transferido para a delegacia de polícia de Edimburgo, onde foi instalado para ventilação. Agora, ele está em exibição no The Lost Close, os cofres subterrâneos do edifício. Sua descoberta será apresentada em um documentário que será lançado em breve.

Descoberta emocionante

Conforme noticiado pelo The Independent, Andrew Landsburgh, diretor e fundador da CoDE Concepts, dona do local, declarou: "Esta é uma das descobertas mais emocionantes da Escócia".

Nós o encontramos durante a reforma, postamos uma foto online, sem saber o que tínhamos, e de repente especialistas do mundo todo entraram em contato conosco dizendo que havíamos descoberto algo incrível".

"O que começou como uma reforma se transformou na descoberta de uma parte vital de Edimburgo e do patrimônio industrial mundial. Este motor nos conecta diretamente ao passado inovador da Escócia e aos primórdios da tecnologia que ainda impulsiona o mundo moderno. Nós o trouxemos do sótão para The Lost Close, as abóbadas subterrâneas do edifício, onde os visitantes podem vivenciar essa descoberta histórica em primeira mão".

Os especialistas acreditam que o motor seja o segundo motor Crossley de quatro tempos mais antigo do mundo e o mais antigo da Europa. Estima-se que existam apenas dois outros exemplares conhecidos no mundo: o mais antigo está no Museu Henry Ford, em Michigan, nos EUA; e outro na Dinamarca.

James Armandary, líder de desenvolvimento turístico do The Lost Close, disse: "Esta é uma adição incrivelmente empolgante ao The Lost Close. Não é todo dia que se descobre um pedaço da história da engenharia que preenche a lacuna entre as inovações passadas da Escócia e a tecnologia que hoje consideramos natural."

Este edifício continua a nos surpreender com sua história e, com o lançamento do Scottish Innovations Tour, os visitantes não só poderão ver a locomotiva de perto, mas também explorar o papel há muito esquecido de Edimburgo na formação da indústria global."

A descoberta, que aconteceu no segundo trimestre do ano passado, será detalhada no documentário Potential Energy, que estreará no Scottish Storytelling Centre em 23 de maio.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também