Trump causa polêmica nas redes sociais ao compartilhar imagem como papa

Aventuras Na História






O presidente americano Donald Trump causou indignação nas redes sociais ao divulgar, em suas contas oficiais no X (antigo Twitter) e no Instagram, uma imagem em que aparece caracterizado como Papa. A publicação, aparentemente criada com o uso de ferramentas de inteligência artificial, também foi compartilhada no perfil oficial da Casa Branca no Instagram, o que ampliou a repercussão negativa.
A imagem foi publicada às vésperas do início do conclave que escolherá o sucessor do papa Francisco. Questionado pela imprensa sobre quem preferiria ver como novo pontífice, Trump respondeu de forma provocativa: “Eu gostaria de ser o Papa. Essa seria minha escolha número 1”.
Na imagem, o presidente aparece com trajes típicos de um papa: vestes brancas, uma mitra (chapéu cerimonial) e um cordão dourado com cruz. De acordo com o portal Monet, o post foi feito sem nenhuma legenda, o que não impediu uma avalanche de críticas.
Nos comentários da publicação no perfil da Casa Branca, internautas reagiram com revolta. “Como representantes oficiais dos Estados Unidos, vocês não deveriam zombar de nenhuma religião (...) A administração Trump não demonstrou nenhum valor ou ação cristã nos últimos 100 dias. Jesus não está na Casa Branca. Judas Iscariotes está”, escreveu uma usuária.
Outro comentário afirmava: “Você é o anticristo e nem mesmo é católico”. “Não tem nada de engraçado nisso”, lamentou uma terceira pessoa. E ainda: “No perfil oficial da Casa Branca?! Fala sério”.
A participação de Trump no funeral do Papa Francisco também foi marcada por controvérsias. Enquanto os demais chefes de Estado compareceram trajando preto, Trump optou por um terno azul. Além disso, quebrou o protocolo ao pisar no tapete onde estava o caixão do pontífice.


