Home
Notícias
Trump promete reabrir prisão de Alcatraz para os 'infratores mais cruéis'
Notícias

Trump promete reabrir prisão de Alcatraz para os 'infratores mais cruéis'

publisherLogo
Aventuras Na História
05/05/2025 12h35
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16519367/original/open-uri20250505-18-1hwugmf?1746449093
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Neste domingo, 4, o presidente americano Donald Trump afirmou em suas redes sociais que está ordenando que seu governo reabra e expanda a famosa prisão de Alcatraz. Fechada há mais de 60 anos, ela está localizada em uma ilha de difícil acesso na Califórnia, e sempre foi descrita como praticamente impossível de se escapar.

Em publicação no Truth Social, Trump escreveu: "quando éramos uma nação mais séria, no passado, não hesitávamos em trancar os criminosos mais perigosos e mantê-los bem longe de quem pudessem prejudicar. É assim que deveria ser". Em outro trecho, ele acrescenta: "Por muito tempo, os Estados Unidos foram assolados por criminosos reincidentes, violentos e cruéis — o lixo da sociedade — que jamais contribuirão com nada além de miséria e sofrimento".

É por isso que, hoje, estou ordenando ao Departamento Federal de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de Segurança Interna, que reabra uma Alcatraz substancialmente ampliada e reconstruída, para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos da América", prosseguiu na publicação. "A reabertura de Alcatraz servirá como símbolo de Lei, Ordem e Justiça".
Fotografia da prisão de Alcatraz / Crédito Getty Images

Empecilhos

Apesar da publicação inflamada de Trump, ainda há bastante debate sobre se essa medida pode realmente ser tomada, e quais suas limitações e controvérsias. Vale recordar que a prisão ficou bastante famosa no imaginário popular por ser praticamente impossível de se escapar. Ela inclusive ficou conhecida com "A Rocha", sendo tema de vários filmes.

Nas quase três décadas em que esteve em funcionamento, estima-se que 36 homens tenham tentado escapar de Alcatraz em 14 tentativas diferentes. No entanto, a maioria foi recapturado ou acabaram morrendo durante a tentativa, o que selou ainda mais a fama da prisão sobre ser inescapável.

Somente o destino de três detentos que permaneceram um grande mistério. Os irmãos John William e Clarence Anglin, além de outro detento chamado Frank Morris, supostamente desapareceram de lá e nunca mais foram reencontrados, deixando mistério sobre se conseguiram uma façanha inédita de escapar do presídio, ou se morreram na tentativa. A história foi inclusive dramatizada no filme 'Fuga de Alcatraz', estrelado por Clint Eastwood, de 1979.

Porém, graças a todas as histórias do local, a Ilha de Alcatraz hoje é um importante ponto turístico dos Estados Unidos, sendo designada como Marco Histórico Nacional e operada pelo Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos. Conforme repercute o g1, a prisão foi fechada em 1963, pois sua estrutura apresentava sinais avançados de deterioração, além de que os custos para manter e abastecê-la eram elevados, visto que, sendo uma ilha, tudo precisava ser transportado de barco.

Em comunicado, após as publicações de Trump, um porta-voz do Departamento Federal de Prisões alegou que a agência "cumprirá todas as ordens presidenciais", mas não deu detalhes sobre a viabilidade prática da reabertura de Alcatraz, ou mesmo do papel da agência no futuro da prisão. Hoje, a Ilha de Alcatraz funciona apenas como uma espécie de "máquina do tempo" para uma era anterior no que se refere ao sistema penitenciário, sob organização do Serviço Nacional de Parques.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também