Home
Notícias
Turistas viram bisão se dissolver em lago quente em Yellowstone, nos EUA
Notícias

Turistas viram bisão se dissolver em lago quente em Yellowstone, nos EUA

publisherLogo
Aventuras Na História
08/07/2025 10h31
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16557228/original/open-uri20250708-35-sjqt4h?1751973604
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um grupo de visitantes do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, foi surpreendido por uma cena trágica no último dia 21: na ocasião, um bisão acabou caindo na Grand Prismatic Spring, a maior e uma das mais famosas fontes termais do parque.

Com temperaturas que podem atingir até 89 °C, a água fervente rapidamente iniciou o processo de decomposição do animal. Segundo testemunhas, o bisão circulava pela região quando pisou em uma área de crosta fina, afundou repentinamente e não conseguiu escapar.

As autoridades de Yellowstone, por meio de um comunicado do Serviço Geológico dos EUA, informaram que não removerão a carcaça do local. A retirada, segundo informações do portal Galileu, representaria riscos significativos para os funcionários e poderia danificar os delicados tapetes bacterianos que recobrem a área ao redor da fonte — estruturas biológicas sensíveis que demorariam anos para se regenerar após qualquer intervenção humana.

Casos anteriores

Embora esse tipo de ocorrência seja raro de ser presenciado, não é inédito. De acordo com a fonte, há registros de outros animais selvagens que perderam a vida em circunstâncias semelhantes dentro do parque. Um filhote de alce, por exemplo, morreu ao tentar escapar de poças de lama próximas à Bacia do Gêiser West Thumb.

Em outras fontes termais — como Gentian Pool, Ojo Caliente, Doublet Pool e Skeleton Pool — também já foram encontrados ossos de animais que provavelmente estavam doentes ou desorientados.

A situação também serve como alerta para os próprios visitantes. Desde a inauguração do parque, em 1872, pelo menos 22 pessoas já morreram ao cair em fontes hidrotermais, e centenas ficaram feridas. As regras de segurança do parque existem justamente para evitar tragédias e preservar tanto os seres humanos quanto o ecossistema local.

Ao contrário da crença popular, nem todas as fontes de Yellowstone são ácidas. A Grand Prismatic Spring, por exemplo, possui pH neutro ou levemente alcalino. Nesses casos, a morte de um animal ocorre por escaldamento, e não por dissolução ácida. Já as características mais ácidas do parque, como o Caldeirão de Enxofre, possuem pH inferior a 2 — semelhante ao do suco de limão —, mas raramente causam queimaduras diretas, embora possam irritar a pele.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também