Ulysses Guimarães: Entidades lançam núcleo pela defesa da democracia e soberania
Aventuras Na História

Um novo espaço de debate e reflexão política será inaugurado em São Paulo nesta sexta-feira, 29. Trata-se do Núcleo Ulysses Guimarães, que reunirá representantes da sociedade civil, movimentos sociais e partidos políticos de esquerda e centro.
O Núcleo visa promover um ambiente plural que defenda os princípios democráticos e a soberania nacional, inspirado por iniciativas como o movimento Sementes da Esperança, originado em São Paulo, e o Núcleo Popular Célio de Castro, estabelecido em Belo Horizonte.
A cerimônia de lançamento está marcada para às 19h na Casa Carlito Maia, localizada na Alameda Nothmann, 806, no bairro Campos Elíseos.
Um marco importante do evento será a leitura do manifesto inaugural, que já conta com a adesão de cerca de 500 personalidades. Entre os signatários estão nomes proeminentes como os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Rui Falcão (PT-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). Além deles, estarão presentes os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Márcio França (Empreendedorismo), bem como o ex-ministro Aloysio Nunes e figuras políticas como a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy e o ex-ministro Renato Janine Ribeiro.
A leitura do manifesto será realizada pelo jornalista Juca Kfoury. A mesa do evento contará com a participação do médico Aytan Sipahy, do ex-presidente do PSOL Juliano Medeiros, da deputada Luiza Erundina, da militante Priscila Araújo, integrante do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), e do ex-deputado federal Nilmário Miranda, que também foi secretário nacional dos Direitos Humanos.
Ulysses Guimarães
Entre 1987 e 1988, Ulysses Silveira Guimarães foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, e é conhecido historicamente por ser uma das principais figuras de oposição à Ditadura na época. Presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ele já participou de diversas campanhas em defesa do retorno do país à democracia, e também ao lado de outras figuras notórias de nossa história política durante o Diretas Já.