Home
Notícias
Urso invade pista de aeroporto e força cancelamento de voos no Japão
Notícias

Urso invade pista de aeroporto e força cancelamento de voos no Japão

publisherLogo
Aventuras Na História
26/06/2025 13h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um urso-negro de aproximadamente 1,20 metro de altura invadiu a pista do Aeroporto de Yamagata, no norte do Japão, nesta quinta-feira, 26, forçando o cancelamento de voos e o fechamento total do terminal para passageiros ao longo do dia.

O animal foi avistado pela primeira vez por volta das 7h da manhã (horário local), nas proximidades da pista de pouso, segundo o jornal Yomiuri Shimbun. A presença do urso levou ao fechamento imediato da pista e causou atrasos de até uma hora em quatro voos.

No início da tarde, ele reapareceu correndo pela área, provocando nova paralisação das operações. Funcionários tentaram espantá-lo com um carro, mas o urso continuava solto em alguma parte das instalações.

“Diante da situação, não há como receber pousos no momento”, afirmou à AFP o funcionário do aeroporto Akira Nagai, explicando que a segunda interrupção resultou no cancelamento de mais 12 voos.

Caçadores foram convocados para instalar armadilhas e a polícia cercou o aeroporto para evitar uma possível fuga. “Estamos num impasse agora”, disse Nagai. A previsão era manter a pista interditada até por volta das 20h.

Presença de ursos

A ocorrência, embora inusitada, reflete um cenário cada vez mais comum no Japão. Segundo a AFP, nos 12 meses até abril de 2024, 219 pessoas foram atacadas por ursos, com seis mortes registradas — o maior número já registrado no país.

O avanço dos animais sobre áreas urbanas é atribuído a uma combinação de fatores. As mudanças climáticas têm alterado os períodos de hibernação e reduzido a oferta de alimentos naturais.

Ao mesmo tempo, o despovoamento das zonas rurais, provocado pelo envelhecimento da população, tem permitido que as florestas retomem antigos territórios humanos — abrindo caminho para que os ursos expandam sua área de circulação.

“Aquela região voltou a ser floresta, então os ursos têm chance de expandir seu território”, explicou o biólogo Koji Yamazaki, da Universidade de Agricultura de Tóquio, em entrevista à CBS News em 2023. Em resposta ao aumento dos incidentes, o governo japonês aprovou em fevereiro uma lei que autoriza caçadores a abater ursos em áreas povoadas. 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também