Home
Notícias
Veja a nota tocante que o Papa Francisco levará para dentro do caixão
Notícias

Veja a nota tocante que o Papa Francisco levará para dentro do caixão

publisherLogo
Aventuras Na História
26/04/2025 12h11
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16514110/original/open-uri20250426-18-cgvzr6?1745670080
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Papa Francisco, 266º líder da Igreja Católica e uma das figuras mais transformadoras dos tempos modernos, será sepultado neste sábado, 26, na Praça de São Pedro, no Vaticano. O pontífice morreu aos 88 anos na segunda-feira de Páscoa e deixou um legado de humildade, proximidade com o povo e luta por justiça social.

O obituário colocado em seu caixão descrevia Francisco como "um pastor simples e muito amado", recordando seus anos como arcebispo de Buenos Aires, quando percorria a cidade de metrô e ônibus, cozinhava suas próprias refeições e se mantinha próximo dos mais pobres. "Francisco deixou a todos um testemunho maravilhoso de humanidade, vida de santo e paternidade universal", afirmou o texto.

Cerca de 200 mil pessoas lotam a Praça de São Pedro e as ruas vizinhas para se despedir, muitas delas acampadas desde a noite anterior. A cerimônia, presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, reúne líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o príncipe William, o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e Sir Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista britânico.

Simplicidade

Em um caixão simples de madeira revestido de zinco, Francisco foi velado por três dias antes da cerimônia. O funeral segue os tradicionais Ritos Fúnebres do Romano Pontífice e a missa contará com leituras em inglês e espanhol, refletindo a dimensão internacional do pontificado de Francisco.

Diferente dos papas recentes, o argentino pediu um enterro modesto fora da Basílica de São Pedro. Seu caixão será levado, após a missa, até a Basílica de Santa Maria Maior, atravessando locais históricos de Roma como a Piazza Venezia e o Coliseu. O sepultamento, realizado em cerimônia privada, atenderá a seu desejo de simplicidade, ecoando a vida que sempre buscou levar, mesmo na posição mais alta da Igreja Católica.

Segundo o 'Daily Mail', a morte de Francisco marca o fim de uma era de aproximação entre a Igreja e os mais vulneráveis, de gestos de humildade e de reformas que impactaram profundamente o catolicismo no século 21. Sua memória, como apontou seu obituário, "permanecerá no coração da Igreja e da humanidade".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também