Após despoluição, Rio Sena reabre para banhistas em Paris

Bons Fluidos






Entre 5 de julho e 31 de agosto, o Rio Sena será reaberto para banhistas depois cem anos de restrição. De acordo com a prefeitura de Paris, o processo de despoluição, que se iniciou como um preparativo para as Olimpíadas de 2024, permitiu a implementação de três novas áreas de lazer .
Rio Sena para banhistas
Pouco antes dos Jogos Olímpicos, o governo francês gastou 1,4 bilhão de euros (cerca de 8,4 bilhões de reais) para garantir que o canal estivesse limpo. Assim, como uma forma de provar os resultados, em 17 de julho de 2024, a prefeita Anne Hidalgo mergulhou no rio . Quase um ano depois, as autoridades anunciaram que os esforços possibilitaram o fim da restrição imposta em 1923.
Agora, os parisienses poderão não somente nadar, como aproveitar os novos espaços para tomar sol . Por isso, as áreas próximas à Île Saint-Louis, à Grenelle (perto da Torre Eiffel) e à Bercy estarão abertas ao público. Nesses locais, terão desde assentos, armários e chuveiros ao ar livre, até piscinas e posto de primeiros socorros.
Os pontos de lazer funcionarão de segunda a domingo, com horários diferentes a depender da região. Segundo o vice-prefeito de Paris, Pierre Rabadan, o rio deverá receber entre 150 e 300 banhistas por dia. “Esses três novos locais fazem parte de um sistema rico e abrangente – respondendo a uma demanda social – em torno da natação na cidade, tanto em ambientes naturais (La Villette e o Canal Saint-Martin), quanto em piscinas”, informou a gestão.
Medição diária
A fim de analisar a qualidade das águas , serão realizados controles bacteriológicos diários. Além disso, o governo utilizará um sistema de bandeiras para indicar as condições de segurança. A prefeitura ressalta ainda que o banho poderá ser suspenso após chuvas intensas.
“De acordo com um protocolo da Agência Regional de Saúde, toda a infraestrutura do rio passará por inspeção. Esses dados, então, seguirão para especialistas da cidade de Paris, que decidirão se as instalações serão abertas ou não, dependendo da conformidade dos resultados. Todos os dias, os visitantes poderão se informar no local ou no site “, esclareceram as autoridades.


