Bienal do Lixo em São Paulo: exposição cria arte com chinelos descartados nas praias

Bons Fluidos






Se você gosta de conhecer eventos diferentes e que te façam refletir, prepare o final de semana para visitar a Bienal do Lixo de São Paulo. O evento iniciou sua segunda edição na última quarta-feira (21) e irá até domingo (25). Ele traz exposições de arte, desfiles, oficinas e painéis, focados em iniciativas sustentáveis .
Bienal do Lixo em prol da conscientização
Realizada no Parque Villa Lobos, na cidade paulista, a programação busca gerar reflexões sobre o consumo consciente e o desperdício. Por isso, ela fornece exposições com artes feitas a partir de objetos vistos como lixo. Um exemplo é a que transforma chinelos descartados nas praias e oceanos em obras. Esse projeto, orquestrado pela ONG Ocean Sole, do Quênia, tem como intuito alertar sobre a poluição do mares e a ameaça à vida marinha.
Ademais, o evento conta com produções de nove artistas brasileiros e duas esculturas de grande porte, sendo uma girafa e outra representando um elefante. Para além das criações, a fim de incentivar o debate, os visitantes também encontram oficinas de reciclagem , painéis de dialogo e mostras de cinema, exigindo filmes sobre meio ambiente, seguidos por conversas com diretores e especialistas no tema.
Complementando a programação, haverá um desfile de moda sustentável, bem como um contêiner que transforma tampinhas plásticas em chaveiros ou brinquedos . Tudo ocorre das 9h às 18h, de forma gratuita. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla. Além disso, é importante ressaltar que a organização preza pela inclusão, pois inclui acessibilidade em Libras e audiodescrição.
“Bienal do Lixo é um evento que propõe usar a arte a serviço da transformação positiva da sociedade e do resgate da vida sem desperdícios. Um espaço onde criatividade e informação se unem para explicar a força do nosso impacto e da nossa responsabilidade sobre o destino deste planeta”, diz o site.


