Home
Notícias
Chanucá: a festa iluminada dos judeus
Notícias

Chanucá: a festa iluminada dos judeus

publisherLogo
Bons Fluidos
27/11/2025 00h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Chanucá é conhecida como a festa das luzes. Ela tem início na noite de domingo, 14 de dezembro, e termina na noite de 22 de dezembro. Com o início do mês judaico de Kislev no último final de semana, já nos encontramos no “mês das luzes”. A festividade recebeu este nome em comemoração a um fato histórico: os macabeus chanu descansaram das batalhas para a reconquista do Templo Sagrado de Jerusalém no 25º dia de Kislêv. Por isso, a celebração tem duração de oito dias. 

História

Segundo o Rabino Eliahu Hasky, o rei da Síria, Antiocus, que governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande, pressionava os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista; proibia o cumprimento dos preceitos do livro sagrado, a Torá e, também, forçava-os à prática da idolatria pagã. “Antiocus teve apoio de milhares de soldados nessa repressão. No entanto, em 165 AC, os macabeus, corajosos lutadores vindos de uma família de muita fé, chamados de chashmonaim, apesar do antagonismo esmagador, conquistaram a vitória em uma batalha travada contra o inimigo. O Templo Sagrado foi novamente purificado e consagrado. A Menorá (candelabro) foi acesa novamente com o azeite puro de oliva, achado no Templo.”

O rabino ainda relata que a quantidade de azeite encontrada pelos judeus no templo, após vencerem a guerra, era suficiente apenas para manter o candelabro aceso por um dia. Porém, milagrosamente, permaneceu por oito dias consecutivos, até que um óleo puro pudesse ser produzido e levado ao Templo. “É pela lembrança desses milagres que comemoramos a Chanucá durante os oito dias. Acendemos velas acrescentando uma por dia ao candelabro, até o oitavo. No ano seguinte, após a vitória dos judeus, os sábios decretaram que esse período teria celebrações anualmente com festas, canções de louvor e agradecimentos. Mantemos essa tradição!”

Significado

Para os judeus, a festa de Chanucá anual tem um significado muito importante. Além de manter viva a história e os preceitos de um povo, nos dias atuais marca um período de gratidão pelos milagres diários e tem um significado de levar luz ao mundo. “A luz de Chanucá representa a nossa gratidão e a nossa perseverança; a vitória da luz perante a escuridão e a chama do judaísmo como luz forte. Diante da recente guerra, provocada pela treva do terror, mais do que nunca devemos elevar nossos espíritos e celebrar a luz”, finaliza o rabino.

*Fonte: Carolina Mattos e ADCom Comunicação Empresarial

Leia também: Rosh Hashaná: 3 curiosidades sobre o ano novo judaico”

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também