Cristais, aromas e cores: como usar elementos da natureza para harmonizar o ambiente?
Bons Fluidos

A busca por ambientes mais equilibrados e acolhedores vem ganhando força, porque a ideia de que onde vivemos pode funcionar como um refúgio emocional é cada vez mais comum! Por isso, muitas pessoas recorrem a elementos da natureza para transformar a casa em uma atmosfera mais leve e energizada.
Cristais, aromas e cores, por exemplo, são algumas das ferramentas que você pode utilizar nesse processo, pois estimulam os sentidos e influenciam sensações de forma simples e acessível. Veja algumas dicas de como usar esses componentes naturais para energizar seu ambiente:
Cristais: símbolos de vitalidade da natureza
Os cristais são conhecidos por sua beleza e por simbolizarem diferentes energias, para todas as necessidades e gostos. Por isso, se popularizaram por promover contato com a natureza e alinhamento dos centros de energia do corpo.
Se você quer investir nesse tipo de elemento, que tal apostar no quartzo rosa? Ele associa-se ao afeto e costuma estar em mesas de cabeceira ou salas de convivência para inspirar acolhimento. Se você deseja relaxamento para o seu ambiente, a ametista pode ser uma ótima opção, sendo comum em áreas de descanso ou meditação. Já o citrino se relaciona com clareza de ideias, então é perfeito caso queira mais concentração no seu escritório ou em espaços criativos!
Aromas: além de tudo, benéficos para a sua saúde mental
Se você quer transformar sua casa em um ambiente verdadeiramente acolhedor, vale apostar na aromaterapia! Ela influencia diretamente o bem-estar e utiliza óleos essenciais para promover sensações específicas, como o equilíbrio emocional e a melhora do sono.
Para seu quarto, utilize a lavanda! Ela proporciona relaxamento e calma. Já o alecrim e a hortelã podem trazer frescor e estimular a concentração e, por isso, são uma boa pedida para escritórios. Os cheiros de laranja e bergamota, que possuem notas cítricas, podem ajudar a renovar a energia da sala.
Dica extra: sempre use spray e difusores de forma moderada para evitar alergias e aroma excessivo!
Cores podem te ajudar
As cores também desempenham papel essencial na criação de sensações dentro de casa, por mais que, às vezes, possa parecer que a escolha delas se relaciona apenas com gostos pessoais. A psicologia das cores sugere que cada tonalidade pode provocar impressões específicas.
Veja: tons de azul costumam transmitir serenidade; o verde está relacionado ao equilíbrio e combina com sala de estar ou de jantar; já cores terrosas, como marrom suave e bege, remetem à estabilidade e ao acolhimento. Elas podem ser perfeitas em varandas. O amarelo, por sua vez, estimula a criatividade, então, pode ser usado em estúdios, por exemplo.
E se engana quem pensa que usamos certas tonalidades apenas nas paredes. Isso porque podemos ousar da nossa criatividade e decorar almofadas, tapetes, mantas e objetos. Uma alternativa prática é escolher duas cores neutras como base e incluir uma terceira mais vibrante para dar personalidade ao espaço!
Transformando o seu ambiente
Se você está disposto a transformar sua casa, não precisa de grandes investimentos. Pequenas mudanças fazem toda a diferença! Você pode incluir uma vela aromática leve, um cristal escolhido de acordo com a sua preferência e objetos decorativos com cores que podem transmitir a sua sensação desejada. O que importa, na verdade, é abusar da sua criatividade, observar como cada escolha afeta o seu bem-estar e adaptar o uso dos elementos ao seu estilo pessoal.
Dica extra: que tal apostar em plantas? A presença delas completa o cenário com frescor e vitalidade, além de aumentar a conexão visual com a natureza.
Leia também: Saiba quais são as três melhores plantas para ter em casa
