Em momento comovente, família planta ipê com cinzas da avó
Bons Fluidos

A família Rondon se despediu de Ivone Rondon, de 98 anos, de uma forma tão simbólica quanto afetiva: espalhando suas cinzas no bosque da Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, misturadas às sementes de um ipê, árvore símbolo do Pantanal. A cerimônia íntima marcou o adeus à matriarca, que morreu em 20 de setembro, e reforçou a identidade pantaneira que ela deixou.
O gesto foi compartilhado nas redes sociais do empresário Renato Rondon, neto de Ivone, no fim de novembro. Ao g1, ele contou como foi o momento e explicou a importância do local escolhido: a fazenda onde sua avó e seu bisavô cresceram, e que sempre representou um elo profundo da família com o Pantanal.
Último desejo atendido
Segundo Renato, Ivone manifestou em vida o desejo de ser cremada. A família decidiu, então, eternizá-la na paisagem que ela mais amava. “Fez todo sentido devolver as cinzas ao Pantanal, misturadas às sementes de ipê, para que continuasse vivendo ali de outra forma”.
A cerimônia aconteceu em um bosque criado dentro da pousada da fazenda, em uma área reservada entre as casas da família. Dessa forma, ali, a matriarca permanecerá simbolicamente acompanhada por outras árvores nativas que compõem a vegetação local.
O ipê como símbolo de continuidade
No entanto, a escolha do ipê não foi por acaso. Além de representar o Pantanal, a árvore é conhecida por sua beleza e resiliência. “A sensação é de ter ela perto. Saber que vai florescer onde sempre foi feliz traz uma paz enorme e um sentimento de continuidade pra todos nós”, disse o empresário.
Renato cresceu ao lado da avó, com quem viveu uma relação marcada por viagens, festas e recomeços. “Com ela aprendi o significado das palavras glamour e elã. Aprendi o que era recomeçar, e foram muitos recomeços. Voninha me ensinou a erguer a cabeça e seguir em frente, a celebrar sempre. Acho que nunca conheci alguém que gostasse tanto de viver”.
Legado afetivo
Mesmo com a tristeza da perda, o neto afirma que segue grato por ter dividido tantas etapas da vida com Ivone. Portanto, em uma despedida nas redes sociais, resumiu o sentimento da família: “Vou seguir em frente como ela sempre me ensinou. Vai tranquila, vozinha. A gente fica aqui por enquanto, mas tenho certeza de que você seguirá juntinho de nós”.
O g1 foi o responsável por divulgar as informações.
