Gelatina: veja algumas formas de turbinar essa queridinha dos nutricionistas
Bons Fluidos

Durante muito tempo, a gelatina foi vista apenas como uma sobremesa infantil e colorida. No entanto, com o passar dos anos, ganhou novos significados. Extraída da fervura de tecidos animais como pele e ossos, é amplamente reconhecida por suas vantagens nutricionais. Contendo mais de 85% de proteínas, ela se tornou uma aliada na manutenção da firmeza da pele, fortalecimento de unhas e cabelos, além de contribuir positivamente para articulações e digestão. De acordo estudos da Academia de Ciências de Morelos, também tem sido destacada por sua capacidade de melhorar a qualidade do sono, graças ao aminoácido glicina presente em sua composição.
Esse alimento atemporal experimenta um ressurgimento entre um novo público: entusiastas do fitness e influenciadores de nutrição. Ao ser combinado com ingredientes como whey protein, iogurte natural e chia, a gelatina tem ganhado destaque como um meio de aumentar a ingestão de proteínas sem abrir mão do sabor e textura característicos. Neste contexto, surgem inúmeras receitas, muitas delas já populares nas redes sociais.
Gelatinas proteicas: saiba como preparar receitas simples
O crescimento do interesse pela gelatina entre frequentadores de academias e adeptos de dietas ricas em proteínas não é à toa. Além de suas conhecidas propriedades de beleza e saúde articular, a gelatina é uma escolha prática para quem deseja integrar mais proteínas à dieta diária. É uma sobremesa funcional que acompanha a rotina daqueles que buscam equilibrar saúde e sabor. Veja algumas formas de preparar:
- Gelatina proteica saudável: Prepare uma gelatina zero do sabor que preferir e, quando firmar, bata com iogurte natural e whey protein. Um modo excelente para aqueles que buscam simplicidade e resultados rápidos.
- Colorida e nutritiva: Misture diferentes sabores de gelatina cortados em cubos com um creme de iogurte e whey de baunilha. Essa receita traz não apenas proteínas, mas também uma explosão de cores.
- Sabor tropical: Uma proposta com maracujá oferece, além das vantagens proteicas, a refrescância e o gosto característicos da fruta. Hidrate a gelatina, adicione o suco natural e bata com iogurte e whey.
- Clássica com um toque de inovação: A tradicional gelatina de abacaxi leva rodela da fruta cozida e combinada com iogurte e whey. Após firmar, os cubos de abacaxi adicionam um toque frutado e texturizado.
- Adição de superalimentos: Combine gelatina incolor com leite vegetal, chia e frutas variadas. Deixe firmar para obter um alimento que vai além do simples sobremesa, sendo um verdadeiro complemento alimentar.