Quer ajudar o meio ambiente? Faça um jardim de chuva na sua casa! Veja o que é

Bons Fluidos






Você sabe o que é um jardim de chuva? Apesar de parecer uma área verde comum para quem vê, projeta-se com um objetivo sustentável: absorver e desacelerar a água da chuva. Considera-se uma solução natural no controle das enchentes, recarga do lençol freático e filtragem de poluentes, sendo uma ótima opção para áreas com grande risco de alagamento.
Quais são os maiores benefícios do jardim de chuva?
Em entrevista à Casa e Jardim, Fernando Campos Mendonça, docente do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), explicou os benefícios para o meio ambiente . “São uma excelente opção de paisagismo sustentável, atraindo biodiversidade e melhorando a qualidade ambiental”, pontua.
Primeiramente, considera-se o jardim de chuva como uma “caixa d’água subterrânea”, e classifica-se como uma Solução baseada na Natureza (SbN). Ademais, se faz presente em diversos lugares da cidade de São Paulo . O jardim, como conhecemos hoje, surgiu em 1990 nos Estados Unidos, como parte das estratégias para controle de enchentes em áreas urbanas. Desde então, seu conceito difundiu-se e popularizou-se.
Quais são suas funções?
Além disso, o especialista destaca que o sistema também possui outras funções, como: reduzir a velocidade das enxurradas, diminuir o risco de erosão do solo, retardar a chegada de fluxo aos cursos d’água e reduzir a poluição . À Casa e Jardim, André Graziano, responsável por implementar o sistema em São Paulo, afirmou que o jardim de chuva melhora a qualidade da água. Isso porque ela passa por camadas de solo, areia e matéria orgânica. Dessa forma, as partículas poluentes são retidas e a água se torna mais limpa.
Ademais, o sistema também “estoca” o lixo das ruas, evita entupimento de tubulações de drenagem e auxilia na redução dos efeitos de ilhas de calor . “Eles minimizam o armazenamento e a reflexão de energia solar acumulada em forma de calor nas superfícies impermeabilizadas, como concreto e asfalto”, conta André.
Como é feito um jardim de chuva?
Implementa-se o jardim de chuva nas mais diversas áreas verdes com solo permeável. “Normalmente, são construídos em áreas rebaixadas, onde a água da chuva se acumula naturalmente, como ao lado de calçadas, estacionamentos e telhados”, ressaltou Fernando. Nesse sentido, uma dica para quem deseja colocá-los em casa é utilizar plantas nativas do bioma, que se adaptam ao clima do local.
“As plantas floríferas atraem polinizadores, como abelhas e borboletas. As árvores e arbustos trazem sombreamento e têm raízes profundas, que ajudam a evitar a erosão e melhoram a absorção da água. As gramíneas e forrações servem de cobertura do solo, evitando a compactação”, detalhou o especialista. Por isso, apostar em uma variedade de plantas pode ser ideal.
Melhor solução contra enchentes?
Apesar de ser uma ótima solução, o jardim de chuva não é o único meio de evitar enchentes . Afinal, sua capacidade é limitada. “É uma estratégia complementar em um planejamento integrado de drenagem urbana. Quando usado com outras SbN e medidas convencionais, ajuda a tornar as cidades mais resilientes”, falou Adriana Sandre, bióloga, arquiteta e urbanista.
“São Paulo é um exemplo mundial de políticas em SbN e voltada a um ambiente urbano mais resiliente, uma ‘cidade esponja’ em escala metropolitana, como forma de atenuar as consequências dos eventos climáticos extremos que o mundo está experimentando diariamente”, avaliou André.


