Lutando contra o câncer, Roseana Sarney fala sobre tratamento
Caras

A deputada federal Roseana Sarney retornou às redes sociais no último fim de semana para compartilhar uma boa notícia envolvendo seu tratamento contra o câncer de mama. A filha do ex-presidente da República José Sarney recebeu o diagnóstico da doença em agosto deste ano.
Agora, cerca de três meses após descobrir o câncer, Roseana revelou que concluiu a primeira etapa do tratamento. Visivelmente feliz, a deputada publicou um vídeo em seu perfil oficial contando a novidade.
“Olá, pessoal. Estou voltando para dar para vocês uma notícia boa. Terminei a primeira etapa da imunoterapia e da quimioterapia, graças a Deus foi tudo bem. Estou muito esperançosa. Hoje é um dia feliz“, declarou ela.
Em seguida, Roseana Sarney agradeceu o apoio e carinho que tem recebido desde que revelou publicamente o diagnóstico: “Um grande abraço e vamos em frente. Obrigada por todo carinho que vocês têm me enviado, pelas mensagens, telefones, por tudo“, disse a deputada, por fim.
Ver essa foto no Instagram
Roseana Sarney lista efeitos colaterais da quimioterapia
Recentemente, Roseana Sarney falou um pouco sobre seu tratamento contra o câncer e listou os efeitos colaterais da quimioterapia. Em entrevista ao jornal O Globo, a deputada revelou que além de uma coceira intensa na pele, também perdeu parte do paladar.
“Não tenho restrição alimentar, mas perdi parte do paladar. Sinto o sabor de poucos alimentos. Batata-doce é um deles, aí insisto nela de manhã. Café com leite e um caldo de verdura quente me dão prazer. Sinto o sabor de sorvete de limão, mas se tomar muito me fere a boca. Perdi muito o apetite“, explicou ela.
“Estou com um pouco de dificuldade de atenção, praticamente não leio mais, nem vejo filmes ou séries. Programas de culinária, decoração e futebol me distraem. Me faz muito bem andar. Caminho em casa, dou uma volta no quarteirão ou nos corredores do hospital. Ginástica não dá para fazer, me canso. Tenho acompanhado as notícias, a COP, as pesquisas políticas“, completou Roseana Sarney.
Como Roseana Sarney descobriu o câncer?
Ainda ao O Globo, Roseana Sarney contou que descobriu o diagnóstico de câncer ao realizar exames de rotina. “Vim para São Paulo em agosto fazer um check-up, mas por outro motivo. Eu tinha perdido uns quilos sem nenhuma explicação, sem dieta, nada. As pessoas falavam que eu tinha tomado Mounjaro, para você ter uma ideia. Decidi então fazer uma colonoscopia“, relatou a deputada.
“Minha última mamografia havia sido em maio do ano anterior, mas quis ligar para minha ginecologista (Marianne Pinotti), avisando que eu estava por aqui, se ela achava que era o caso de aproveitar e fazer exames ginecológicos. Ela quis que eu fizesse e me internei para começar a batelada de testes. O primeiro deles foi a mamografia“, relembrou Roseana Sarney.
“Assim que terminou, pediram para repetir mais uma vez. Achei estranho. Quando subi no quarto, os médicos estavam todos lá (Roberto Kalil, cardiologista; Artur Katz, oncologista; David Uip, infectologista), para me dar a notícia de que eu tinha um câncer de mama triplo-negativo, um tipo de tumor raro e agressivo. Em seguida passei por outros exames que indicaram que não havia metástase. Vim passar cinco dias em São Paulo e estou há três meses sem sair daqui“, concluiu ela.
Roseana Sarney já enfrentou outros problemas de saúde
Roseana Sarney já enfrentou outros problemas de saúde no passado. Em 1998, a filha de José Sarney realizou quatro cirurgias: remoção de um nódulo no pulmão, retirada de um tumor na mama, histerectomia e, por fim, a retirada de nódulos intestinais.
Em 2002, a deputada teve novamente câncer de mama e retirou os nódulos da região. Em agosto de 2025, Roseana Sarney revelou publicamente que a doença havia voltado. Desde então, ela segue em tratamento contra a doença.
Ver essa foto no Instagram
