Home
Notícias
Ciclone Monstruoso se Forma no Brasil: ‘Levem a Sério’, alerta meteorologista
Notícias

Ciclone Monstruoso se Forma no Brasil: ‘Levem a Sério’, alerta meteorologista

publisherLogo
Contigo!
08/12/2025 17h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50850/original/Contigo.png?1764196103
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Brasil se prepara para uma semana crítica devido à formação de um ciclone de alto risco, segundo alerta divulgado pelo Ig com base em informações do meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul. A ciclogênese extratropical está prevista para se desenvolver entre o final de domingo (7) e segunda-feira (8), com um centro de baixa pressão extremamente profundo sobre o Rio Grande do Sul. Nachtigall destaca que se trata de “um centro de baixa pressão extremamente profundo, que não estamos acostumados a ver em nossa região, com valores de pressão atmosférica mais comuns de se observar em ciclones tropicais no Atlântico Norte e em ciclones extratropicais poderosos mais ao Sul do continente”.

De acordo com o especialista, este não é apenas “mais um temporal”. Ele reforça: “levem muito a sério o que está vindo”. A combinação entre calor recente, instabilidade atmosférica e pressão muito baixa forma o que ele descreve como “uma combinação explosiva e de altíssimo risco de tempo severo”. Modelos meteorológicos citados pelo Ig indicam potencial para tempestades intensas, chuva volumosa entre 100 mm e 200 mm podendo ser ainda maior em áreas isoladas, além de ventos que podem superar 100 km/h, com risco de queda de árvores, danos estruturais e interrupções de energia. Há também a possibilidade de granizo e eventos severos como microexplosões ou tornados, principalmente em áreas serranas.

O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ser os estados mais afetados, mas partes do Sudeste e do Centro-Oeste também podem enfrentar chuva intensa e rajadas de vento conforme o sistema avança. A orientação é acompanhar os boletins da MetSul e reforçar estruturas leves, evitar áreas de risco, redobrar atenção em regiões costeiras e serranas e manter distância de árvores durante vendavais.

Quem deve se preparar desde já?

A projeção meteorológica citada pelo Ig indica que comunidades em áreas baixas, regiões serranas e zonas urbanas vulneráveis precisam iniciar medidas preventivas imediatamente. Moradores devem proteger janelas, evitar acumular água, revisar telhados e manter planos de emergência para possíveis alagamentos, deslizamentos ou cortes de energia.

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também