Lula é submetido a cirurgia nos olhos em hospital de Brasília
Contigo!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido, na manhã desta sexta-feira (30/1), a um procedimento cirúrgico oftalmológico em Brasília. Aos 80 anos, o chefe do Executivo chegou à unidade de saúde por volta das 7h25 para realizar a correção de uma catarata no olho esquerdo, intervenção considerada de rotina e de baixa complexidade pela equipe médica.
Como funciona o procedimento?
A cirurgia consiste na substituição do cristalino, que é a lente natural do olho que se torna opaca com a idade, por uma lente artificial. O objetivo é devolver a nitidez da visão e evitar a progressão para a cegueira. Esta não é a primeira vez que o presidente passa pelo processo: em 2020, Lula realizou a mesma correção, porém no olho direito.
Recuperação e Agenda Presidencial
A expectativa é que a internação seja breve. Por ser uma intervenção simples, a previsão é que Lula receba alta e retorne para sua residência ainda hoje. A agenda oficial não deve sofrer interrupções drásticas, com o presidente retomando os despachos nos próximos dias.
Na última quinta-feira (29/1), o petista já havia passado por exames preparatórios e manteve o ritmo de trabalho na Granja do Torto. Esta cirurgia marca a quarta vez, desde o início de 2022, que o presidente precisa passar por procedimentos cirúrgicos.
Leia também: ‘BBB 26’: Ana Paula revela plano de vingança caso seja emparedada por Maxiane
Janja exibe registro de Lula curtindo férias de sunga no Rio de Janeiro
Janja compartilhou um vídeo em que aparece ao lado do marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de janeiro, ao longo das férias do casal na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. Ele passou o Réveillon na base das Forças Armadas localizada na região.
“O que é extraordinário aqui é que vocês vão perceber que tem onda que vem de lá pra cá, e tem onda que vem dali para cá. Essa é uma demonstração extraordinária, até para acabar com o preconceito entre a esquerda e a direita. Aqui, a onda que vem da direita se junta com a que vem da esquerda e constrói o mar”, afirma Lula.
A primeira-dama disse que o período de descanso serviu para renovar as energias do casal antes do começo de mais um ano de trabalho. “Relembrando os dias em que recarregamos as energias na Restinga da Marambaia, esse lugar tão especial do nosso Rio de Janeiro. Entramos em 2026 com toda a força, e temos muito trabalho pela frente. Com disposição, diálogo e Brasil no coração, seguiremos juntos, cuidando do nosso país”, declarou. Lula chegou à Restinga da Marambaia no último dia 26 de dezembro e permaneceu no local até depois da chegada de 2026.