Home
Notícias
Segurança de supermercado mata homem negro após discussão sobre entrada com cachorro em Santo André
Notícias

Segurança de supermercado mata homem negro após discussão sobre entrada com cachorro em Santo André

publisherLogo
Contigo!
29/08/2025 15h28
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50850/original/Contigo.png?1764196103
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na manhã de terça-feira (26/8), Felipe Moraes Oliveira, de 29 anos, foi morto a tiros após ser abordado por um segurança no supermercado Loyola, em Santo André (SP). O motivo da abordagem foi a tentativa de Felipe entrar no estabelecimento com seu cão. De acordo com a família da vítima, houve uma discussão entre o segurança e Felipe, que terminou com o disparo contra o homem. Após ser baleado, a vítima tentou correr e pedir ajuda em uma farmácia próxima. Apesar dos esforços dos funcionários, que chamaram atendimento médico, mas morreu no local.

O suspeito e a prisão

O segurança que disparou contra Felipe foi identificado e preso na noite seguinte, após se entregar à Polícia Civil de Santo André. No entanto, o nome do suspeito não foi divulgado oficialmente. Segundo a família da vítima, o segurança seria policial e estaria fazendo um “bico” no supermercado. A versão foi negada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Felipe Moraes Oliveira era artesão e artista, bem conhecido nas rodas culturais de Santo André. Ele também era presente em batalhas de rima e exposições artísticas na região do ABC paulista. Sua esposa, Evelyn da Silva, emocionada, escreveu em suas redes sociais que o marido havia saído de casa para comprar pão com seu cachorro e não voltou mais.

Após o ocorrido, o cão de Felipe foi resgatado horas depois, e um vídeo nas redes sociais mostra a família buscando o animal, ainda em choque com o acontecido.

Repercussão e protestos por justiça

A morte de Felipe gerou grande comoção e protestos nas redes sociais. Movimentos negros e sociais, como o Movimento Negro Unificado (MNU), Unegro e Uneafro, organizaram manifestação em Santo André para pedir justiça pela morte de Felipe. O ato, marcado para sexta-feira (29), na Praça Carijós, terá o objetivo de combater a violência policial e o racismo estrutural que afeta as periferias. Em um comunicado oficial, o movimento declarou: “Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias.”

A Bancada Feminista também protocolou uma ação no Ministério Público de São Paulo, cobrando providências sobre a morte de Felipe. As codeputadas estaduais argumentaram que, em um ambiente como o supermercado, entrar com um cachorro não justifica violência, especialmente quando comparado aos shoppings e lojas pet-friendly, que permitem animais de estimação sem problemas.

Leia também: Vale Tudo: Espancada por Raquel após racismo, Odete toma decisão surpreendente

Leia a matéria original aqui.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também