Home
Notícias
Terror na maior mina de cobre do mundo: tremor deixa mortos e desaparecidos
Notícias

Terror na maior mina de cobre do mundo: tremor deixa mortos e desaparecidos

publisherLogo
Contigo!
02/08/2025 11h44
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16573991/original/open-uri20250802-34-ktwtew?1754136007
©Reprodução/instagram
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

As operações de resgate na mina de cobre El Teniente, localizada em Machalí, no Chile, avançaram neste sábado (2), após um desabamento causado por um terremoto de magnitude 5. A tragédia, que aconteceu na última quinta-feira (31), por volta das 17h30 (horário local), resultou na morte de um trabalhador, deixou nove feridos e fez cinco pessoas desaparecerem.

Detalhes do ocorrido

Segundo comunicado da estatal chilena Codelco, responsável pela exploração da mina, as equipes de resgate conseguem abrir quatro dos 20 metros de rocha e escombros que precisam ser removidos para alcançar o ponto onde se acredita que os mineiros desaparecidos estão ali. A tarefa foi realizada com cautela, devido à instabilidade do local afetado pelo tremor.

Apesar dos esforços, o presidente-executivo da Codelco, Ruben Alvarado, afirmou que “ainda não houve contato com os desaparecidos”, o que aumenta a tensão sobre o desenvolvimento da operação. Já o presidente do conselho da estatal, Máximo Pacheco, garantiu que "as equipes estão trabalhando para acessar a área desabada", indicando que todos os recursos estão sendo mobilizados para localizar e resgatar os funcionários com vida.

Entenda mais da mina

A mina El Teniente é reconhecida como a maior mina subterrânea de cobre do planeta. O complexo, operado pela Codelco, tem papel central na economia chilena e na produção global de metal, essencial para aplicações como fabricação de motores elétricos, infraestrutura de energia renovável e sistemas de energia elétrica. O Chile, por sua vez, ocupa a posição de maior produtor mundial de cobre.

As buscas ocorreram na recém-inaugurada unidade Andesita da mina, que foi uma área atingida pelo abalo sísmico. Ainda não há previsão de quando os resgates deverão ser concluídos, mas as autoridades seguem empenhadas em concluir a escavação com segurança. O caso gerou comoção nacional e reacendeu debates sobre segurança em operações subterrâneas em regiões com histórico de atividade sísmica.

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também