URGENTE! Ciclone traz risco de chuvas fortes e destruição; saiba mais
Contigo!

Um centro de baixa pressão atmosférica sobre São Paulo dará origem a um ciclone extratropical na costa do Sudeste entre terça, 25/11, e quarta-feira, 26/11. Este sistema meteorológico trará risco de chuvas volumosas, temporais e ventos fortes, podendo alcançar até 70 km/h em diversas áreas.
O ciclone em formação, que já provocou estragos em Santa Catarina, intensificará as instabilidades, especialmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. As chuvas começam já pela manhã, ganhando força ao longo do dia no litoral paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na metade norte de Minas Gerais.
A combinação do ciclone no mar com o ar quente no continente organiza as instabilidades mais severas, principalmente no Espírito Santo, Rio de Janeiro e no norte mineiro. Meteorologistas alertam para a possibilidade de volumes acumulados de 100 mm a 200 mm em pontos isolados. Essa precipitação extrema aumenta consideravelmente o risco de inundações e deslizamentos de terra nessas regiões.
Quais são os risco para o Sudeste?
O dia em São Paulo terá sol entre nuvens, chuva passageira e temperaturas de 16 °C e 24 °C. No Rio de Janeiro, o padrão é de sol e chuva rápida, com abafamento e termômetros entre 20 °C e 27 °C. Belo Horizonte começa nublada com garoa, mas o sol aparece à tarde, e há previsão de pancadas com trovoadas no fim do dia, 17 °C e máxima de 26 °C. Vitória registra sol com muitas nuvens, pancadas de chuva à tarde e à noite, com risco de chuva forte, variando de 21 °C a 30 °C.
Como ficará o tempo no Sul?
Após dias de chuva forte, o tempo no Sul estabiliza, com sol entre nuvens no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A chuva se concentra no litoral e leste paranaense e catarinense, além do nordeste gaúcho. Em Florianópolis, muitas nuvens e períodos de chuva, com 17 °C e 24 °C. Já em Porto Alegre o sol com máxima de 27 °C e sem previsão de chuva. Curitiba ficará nublado, com garoa pela manhã e pancadas à tarde, com temperatura de 14 °C a 24 °C. Ainda há risco de rajadas de vento (40 km/h a 50 km/h) no litoral gaúcho e sul catarinense.
