Home
Notícias
48 milhões de brasileiros ainda têm valores esquecidos nos bancos, informa BC
Notícias

48 milhões de brasileiros ainda têm valores esquecidos nos bancos, informa BC

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
10/09/2025 00h11
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16602152/original/open-uri20250910-124-1qhnyx4?1757463300
©Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O balanço, que considera os valores até julho, indica que os brasileiros e empresas deixaram de resgatar essa quantia em bancos, consórcios e outras entidades. O prazo oficial para busca dos recursos inicialmente estabelecido para 16 de outubro de 2024 foi recentemente declarado como indeterminado pelo Ministério da Fazenda.

Até o momento, R$11,33 bilhões já foram devolvidos aos clientes que haviam esquecido esses valores nas instituições financeiras. O sistema do Banco Central possibilita verificar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e jurídicas têm valores não resgatados, e a única maneira de solicitar a devolução é por meio da chave PIX. Caso não possua uma chave cadastrada, é necessário entrar em contato com a instituição financeira para definir a forma de recebimento ou criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

Quanto aos valores a receber de pessoas falecidas, é fundamental ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultar esses montantes e preencher um termo de responsabilidade. O Banco Central informou que desde 27 de maio é viável habilitar uma solicitação automática de resgate dos valores a receber, sendo a adesão a esse novo serviço opcional. Além disso, em fevereiro, houve uma modificação no Sistema Valores a Receber para aumento da segurança e prevenção contra fraudes.

A fim de fazer uso do sistema de valores a receber, é necessário acessar com o CPF e senha, sendo exigida a geração de um código de acesso no aplicativo. O processo de duas etapas de verificação de segurança tornou-se obrigatório para garantir a integridade das solicitações. A novidade facilita a automatização dos pedidos de resgate para aqueles que assim desejarem, mantendo as demais funcionalidades do sistema inalteradas.

 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também