Alerta vermelho: tempestades ameaçam Sul e Sudeste do Brasil neste fim de semana
ICARO Media Group TITAN
A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de tempestades atingirem as regiões Sul e Sudeste do Brasil a partir desta sexta-feira. Um sistema de baixa pressão deve se aprofundar sobre o Paraguai, provocando temporais isolados com rajadas de vento e granizo. A previsão indica que as tempestades se intensificarão no sábado e domingo, alcançando principalmente os estados do Paraná e São Paulo.
Durante a quarta-feira, cinco estados das regiões Sul e Sudeste registraram rajadas de vento acima de 100 km/h devido a um ciclone intenso no Oceano Atlântico. No entanto, as tempestades previstas para os próximos dias estão relacionadas ao novo sistema de baixa pressão que se formará no Paraguai. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho, indicando a zona de risco mais ampla do que o previsto.
De acordo com a MetSul, as áreas mais perigosas serão o Paraguai, as Metades Oeste e Norte do Paraná, o extremo Sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. As áreas de instabilidade devem se deslocar de Oeste para Leste no Sul do Brasil, atingindo São Paulo ainda nesta sexta-feira. No fim de semana, novas áreas de instabilidade devem se formar, afetando principalmente Paraná e São Paulo. Santa Catarina terá chuvas, porém com menor risco de tempestades severas.
Os meteorologistas preveem que o sistema de baixa pressão causará temporais isolados, especialmente nos estados do Paraná e São Paulo, com possibilidade de granizo e vendavais. A projeção de chuva acumulada até domingo destaca maiores riscos no Paraguai, Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, podendo ultrapassar 200 mm em alguns pontos. Em locais isolados, especialmente no Paraguai, as chuvas podem atingir de 250 mm a 300 mm. Já em São Paulo, há previsão de chuvas intensas, principalmente no Oeste, Centro, Sul e Leste do estado.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
