Home
Notícias
Alexandre de Moraes vota para condenar 9 réus do núcleo dos "kids pretos"
Notícias

Alexandre de Moraes vota para condenar 9 réus do núcleo dos "kids pretos"

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
18/11/2025 17h33
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu seu voto nesta terça-feira (19), visando condenar nove réus pela tentativa de golpe ocorrida em 2022, supostamente promovida pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo planejou ações consideradas como as mais severas e violentas da organização criminosa, incluindo planos para assassinar autoridades e pressionar o comando do Exército para apoiar o golpe e manter Bolsonaro no poder após a derrota nas urnas. A maioria dos réus fazia parte dos "kids pretos", militares treinados para realizar ações especializadas.

Durante a votação, Moraes defendeu a punição de seis militares e um agente da Polícia Federal, pelos cinco crimes apontados pela PGR. O ministro propôs a condenação do tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Jr. e do coronel Márcio Nunes de Resende Jr. por incitação ao crime e associação criminosa. Já em relação ao general da reserva Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Moraes votou pela absolvição por falta de provas. Esta foi a primeira vez que Moraes votou pela absolvição de um réu no contexto da trama golpista.

Além do ministro relator, votaram na Primeira Turma do STF os membros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, presidente do colegiado. A maioria para absolver ou condenar foi formada por três votos. Caso as condenações sejam confirmadas, os ministros irão avaliar o tamanho das penas. Durante seu voto, Moraes destacou que o STF já reconheceu a existência dos crimes nos julgamentos anteriores e que caberia à Turma discutir a autoria dos delitos cometidos. As mensagens trocadas pelos réus, exibidas por Moraes, demonstram a intenção de deslegitimar o sistema eleitoral e promover um golpe de Estado.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também