Home
Notícias
Anitta pede indicação de mulher para vaga no STF deixada por Barroso
Notícias

Anitta pede indicação de mulher para vaga no STF deixada por Barroso

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/10/2025 23h10
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A cantora Anitta usou suas redes sociais nesta terça-feira (14 de outubro de 2025) para solicitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolha uma mulher para ocupar a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) deixada por Luís Roberto Barroso. A manifestação da cantora faz parte de uma onda de pressão por maior representatividade feminina na Corte, que atualmente conta com apenas uma ministra, Cármen Lúcia, de 71 anos.

O anúncio da aposentadoria de Barroso do Supremo Tribunal Federal foi feito durante uma sessão no plenário na quinta-feira passada (9 de outubro de 2025), após 12 anos de atuação desde sua indicação pela ex-presidente Dilma Rousseff. Com a antecipação da saída do ministro, o presidente Lula terá a responsabilidade de escolher o terceiro nome para compor o STF em seu atual mandato, somando-se aos já indicados Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Dentre os possíveis candidatos, destacam-se Bruno Dantas, Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Vinícius de Carvalho, todos considerados próximos ao presidente Lula e que já foram cogitados em indicações anteriores. Enquanto a movimentação em torno da escolha do novo ministro ganha força, grupos como o Movimento Mulheres Negras Decidem têm pressionado publicamente pela nomeação de uma mulher negra para a vaga aberta por Barroso.

A expectativa é que Luiz Inácio Lula da Silva anuncie a escolha do novo ministro até a sexta-feira da próxima semana (17 de outubro de 2025), marcando assim uma nova etapa no cenário do Supremo Tribunal Federal. Enquanto isso, a sociedade aguarda atenta para ver se a demanda por maior diversidade e representatividade será atendida na mais alta instância do poder judiciário brasileiro.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também