Home
Notícias
Aprovação do governo Lula sobe e desaprovação cai, aponta pesquisa
Notícias

Aprovação do governo Lula sobe e desaprovação cai, aponta pesquisa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/08/2025 11h09
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A avaliação positiva do governo do presidente Lula (PT) subiu três pontos percentuais, alcançando 46%. Por outro lado, a rejeição ao governo caiu dois pontos, situando-se em 51% entre os eleitores brasileiros, conforme aponta a pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). A diferença entre aprovação e desaprovação é a menor registrada desde janeiro, quando ocorreu um empate técnico com 47% de aprovação e 49% de desaprovação ao governo Lula.

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, atribui a melhora na avaliação do governo Lula à percepção de queda nos preços dos alimentos e à resposta ao tarifaço. A pesquisa também mostrou que Lula voltou a ser mais aprovado do que desaprovado entre os eleitores que ganham até 2 salários mínimos, os de ensino fundamental, católicos, pessoas com mais de 60 anos e moradores do Nordeste.

No recorte regional, o Nordeste se destaca como a região com maior aprovação ao governo Lula, com 60% de aprovação e 37% de desaprovação. Já no Centro-Oeste e Norte, a aprovação oscilou quatro pontos para cima, atingindo 44%, enquanto a desaprovação teve uma queda de dois pontos, ficando em 53%.

No Sudeste, a região apresenta mais desaprovação do que aprovação, com 55% desaprovando e 42% aprovando o governo Lula. Por outro lado, a região Sul mantém a maior desaprovação do país, com 61%, porém, houve um aumento na aprovação, que subiu de 35% para 38%.

Dentro dos diferentes grupos demográficos, observou-se que o grupo com 60 anos ou mais ampliou a aprovação para 55%, enquanto entre os jovens de 16 a 34 anos a aprovação também aumentou, chegando a 43%. Além disso, a aprovação entre os beneficiários do Bolsa Família foi para 60%, com 37% de desaprovação.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também