Astronautas retornam à Terra em segurança após missão interrompida por questão médica
ICARO Media Group TITAN
Na madrugada desta quinta-feira (15), quatro astronautas regressaram à Terra após uma "evacuação médica" da Estação Espacial Internacional (ISS), numa aterragem na costa de San Diego, na Califórnia, por volta das 5h41 min (horário de Brasília). Essa foi a primeira vez na história em que tripulantes foram evacuados da ISS por razões de saúde. O quarteto composto pelo norte-americano Mike Fincke, pela norte-americana Zena Cardman, pelo russo Oleg Platonov e pela japonesa Kimiya Yui esteve no espaço desde 1º de agosto do ano passado em uma missão originalmente prevista para durar até fevereiro.
Após cinco meses no espaço, a Nasa decidiu trazer a equipe de volta à Terra devido ao surgimento de um problema de saúde em um dos astronautas. A Agência Espacial Norte-Americana, no entanto, optou por não divulgar detalhes sobre a condição de saúde do tripulante não identificado, enfatizando que o retorno não foi classificado como uma emergência. A cápsula da SpaceX que transportava os astronautas da missão Crew-11 amerrissou às 5h42 desta quinta-feira no oceano Pacífico, na costa da Califórnia.
O retorno antecipado dos quatro membros da Crew-11 foi anunciado anteriormente pelo administrador da Nasa, Jared Isaacman, devido a uma "condição médica grave" que um dos astronautas precisava tratar na Terra. Após a cápsula se desacoplar da estação espacial na quarta-feira (14), ela iniciou o processo de descida da órbita e, horas depois, pousou no mar com o auxílio de paraquedas. Às 6h29, Mike Fincke foi o primeiro a deixar a cápsula, seguido por Zena Cardman, Kimiya Yui e Oleg Platonov, todos saindo sorridentes e acenando antes de serem levados para avaliação em um hospital.
A equipe da Crew-11 estava prevista para permanecer na ISS até maio, porém, uma "preocupação médica" identificada durante a preparação para uma caminhada espacial no dia 8 de março levou ao cancelamento da missão e à antecipação do retorno à Terra. O diretor de saúde e medicina da Nasa, James Polk, afirmou que a emergência médica não teve relação com as atividades realizadas pelos astronautas no espaço, justificando a decisão de retorno precoce devido à impossibilidade de realizar uma avaliação completa das condições de saúde a bordo da ISS. Os quatro tripulantes estão estáveis e receberam os devidos cuidados após o regresso ao solo terrestre.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
