Ataque aéreo russo mata 15 pessoas em Kiev, capital da Ucrânia
ICARO Media Group TITAN

Um violento ataque aéreo realizado pela Rússia na madrugada desta quinta-feira, 28, provocou uma tragédia em Kiev, capital da Ucrânia. Pelo menos quinze pessoas perderam suas vidas e mais de 40 ficaram feridas devido aos bombardeios. Autoridades confirmaram a morte de três crianças, de 2, 14 e 17 anos, no ataque. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou veementemente a ação, reiterando a falta de vontade da Rússia em negociar a paz.
Os ataques aéreos, realizados através de mísseis e drones de ataque russos, atingiram a capital ucraniana em duas ondas separadas, sendo uma às 3h e outra às 5h30 do horário local. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, alertou sobre um "ataque massivo à capital" e pediu para que os moradores buscassem abrigos. Apesar da destruição em mais de 20 pontos diferentes da cidade, as forças de defesa aérea continuaram operacionais e agindo para conter os ataques.
Durante os bombardeios, prédios em sete distritos de Kiev foram danificados, incluindo a sede da missão da União Europeia na Ucrânia e o British Council. O ataque resultou em um total de 45 pessoas feridas, sendo que três foram resgatadas sob os escombros de um dos locais atingidos. Autoridades ucranianas afirmaram que as operações de resgate estão em curso na tentativa de encontrar outras possíveis vítimas soterradas devido à violência dos ataques.
O presidente Volodymyr Zelensky pediu uma resposta internacional ao ocorrido, solicitando mais sanções contra a Rússia e incluindo um apelo à China para se posicionar contra a violência. Enquanto isso, a Comissão Europeia reportou danos causados ao prédio da delegação da União Europeia em Kiev, após o ataque russo. A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, exigiu que a Rússia interrompesse os ataques indiscriminados à infraestrutura civil e se engajasse em negociações por uma paz justa e duradoura.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads