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Azul inicia processo de recuperação judicial nos Estados Unidos
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Azul inicia processo de recuperação judicial nos Estados Unidos

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ICARO Media Group TITAN
28/05/2025 10h47
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©Divulgação/Azul Linhas Aéreas/Cesar dos Reis
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A companhia aérea Azul iniciou nesta quarta-feira (28) o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, por meio do Chapter 11 da Lei de Falências americana. A decisão foi tomada visando reestruturar suas finanças, com previsão de financiamento de US$ 1,6 bilhão e eliminação de mais de US$ 2 bilhões em dívidas ao final do processo. A empresa garantiu que suas operações e vendas de bilhetes seguirão normalmente, sem impacto para os passageiros.

A expectativa é que a reestruturação também inclua a injeção de até US$ 950 milhões em novos aportes de capital. Os acordos já estabelecidos contam com o apoio de credores, parceiros estratégicos como United Airlines e American Airlines, e a principal arrendadora de aviões da empresa, AerCap. A Azul destacou que a decisão de recuperação judicial é um passo significativo para transformar o negócio e fortalecer sua posição no mercado aéreo.

A empresa vinha enfrentando desafios financeiros, intensificados pelos impactos da pandemia e pelas dificuldades na cadeia de suprimentos da aviação. A crise acentuou-se nas últimas semanas, levando a Azul a optar pelo Chapter 11 após tentativas de negociações diretas com credores não surtirem o efeito esperado. Com a reestruturação, a companhia pretende ajustar contratos de leasing e otimizar sua frota, buscando maior sustentabilidade operacional e financeira no futuro.

O processo de recuperação judicial prevê uma oferta de subscrição de ações de até US$ 650 milhões para liquidar parte do empréstimo, além de um possível investimento adicional de até US$ 300 milhões por parte das companhias parceiras United Airlines e American Airlines. A Azul destacou que, apesar das mudanças internas, suas atividades seguem inalteradas, priorizando clientes, tripulantes e parceiros durante todo o processo de reestruturação.

 

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Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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