Home
Notícias
Biles anuncia "aposentadoria" do salto mais difícil da ginástica artística
Notícias

Biles anuncia "aposentadoria" do salto mais difícil da ginástica artística

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
03/09/2024 17h07
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16339390/original/open-uri20240903-130-1xz1t2a?1725383992
©Jamie Squire - 2024 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Simone Biles, a renomada ginasta americana, surpreendeu seus fãs e seguidores nas redes sociais nesta terça-feira ao anunciar que não realizará mais o salto mais difícil da história da ginástica artística. Em uma publicação em sua conta no Instagram, Biles compartilhou uma foto em que aparece sentada sobre a mesa de salto, vestida de branco, descrevendo o momento como um "funeral" para o movimento.

O salto em questão, conhecido como Yurchenko Double Pike ou Biles II, foi fundamental na conquista de dois de seus ouros nas Olimpíadas de Paris. O movimento, homologado no Mundial da Antuérpia em 2023, é considerado de altíssima complexidade, com uma nota de partida de 16.400, muito acima dos demais.

Em entrevistas durante os Jogos Olímpicos de Paris, Biles já havia mencionado que não descartava competir nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028, mas afirmou que seria sem o movimento que ficou consagrado como o mais difícil da ginástica. Ela expressou animação com a perspectiva de competir em casa, embora tenha reafirmado que não pretende executar novamente o Yurchenko Double Pike.

O salto em questão consiste em uma rondada seguida por uma volta completa com apoio do trampolim, e então a entrada de costas na mesa de salto. A partir daí, Biles realiza um duplo mortal carpado, com grau de dificuldade de 6.400. Comparado ao Cheng, outro salto frequentemente realizado por Simone e dominado por Rebeca Andrade, que consegue uma nota de dificuldade de 5.600, o Biles II se destaca por sua complexidade.

Matthias Hangst/Getty Images

Simone Biles, medalhista olímpica em Rio 2016, deixou de competir nas Olimpíadas de Tóquio para cuidar de sua saúde mental. Durante a classificatória, a ginasta sofreu um "twist", uma desconexão entre a mente e os movimentos do corpo. Mesmo em recuperação do trauma emocional, Biles dedicou-se intensivamente ao treinamento de outros movimentos no salto, incluindo o Yurchenko Double Pike.

Embora tenha despedido-se do salto, a ginasta americana não descarta a possibilidade de continuar competindo em outras modalidades nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028. Os fãs de Biles aguardam ansiosamente por novidades sobre seu futuro nas competições.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no Facebook, WhatsApp e Telegram

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também