Brasil e EUA iniciam nesta quinta-feira negociações sobre tarifas e sanções
ICARO Media Group TITAN

Representantes dos governos brasileiro e norte-americano se encontram nesta quinta-feira (16) para discutir o impacto do tarifaço em vigor desde 6 de agosto e as sanções aplicadas a autoridades brasileiras. O encontro terá a presença do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A reunião, agendada para a tarde desta quinta, visa abordar questões como a possibilidade de substituição do dólar por uma moeda comum entre os países que integram o Brics, conforme sinalizado por Trump em um encontro com o presidente da Argentina.
Durante as últimas semanas, o governo brasileiro demonstrou interesse em reverter o tarifaço imposto pelos Estados Unidos e em retirar as sanções aplicadas a autoridades do país. Os EUA, por sua vez, demonstraram interesse em minerais críticos do Brasil e em condições mais favoráveis para as empresas de tecnologia dos Estados Unidos. O convite para o encontro partiu do secretário de Estado americano, Marco Rubio, que ligou para o ministro Mauro Vieira no dia 9 de outubro propondo a reunião.
Além disso, a reunião prepara terreno para um encontro entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente dos EUA, Donald Trump. O objetivo é alinhar os temas que serão debatidos pelos líderes. Antes do encontro, representantes americanos levantaram preocupações sobre censura e violações ao Estado de Direito no Brasil. Por outro lado, Lula relembrou declarações de Trump sobre a química positiva entre os dois durante a Assembleia Geral da ONU em setembro.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads