Cardeal americano Robert Prevost é eleito Papa

ICARO Media Group TITAN






O cardeal americano Robert Prevost, de 69 anos, é o novo papa eleito no Vaticano. Com o nome de Leão 14, foi escolhido hoje após quatro escrutínios durante o conclave. A notícia foi anunciada ao mundo do balcão da Basílica de São Pedro, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti, seguindo a tradição católica. Nascido em Chicago, Prevost é conhecido como "um moderado construtor de pontes", com inclinação pastoral, perspectiva global e capacidade de governar a Cúria Romana.
Mais de 20 mil pessoas se reuniram na praça de São Pedro para receber o anúncio do novo papa. Em sua primeira aparição pública, o papa Leão 14 fará a bênção "urbi et orbi" para os fiéis que aguardam em frente à Basílica de São Pedro. A fumaça branca indicando a eleição do novo pontífice saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília).
Sete cardeais brasileiros participaram da votação para a escolha do novo papa. O número de votos recebidos por Prevost não foi divulgado, mas é necessário obter ao menos dois terços dos votos dos 133 cardeais votantes para ser eleito — ou seja, pelo menos 89 votos. O novo papa sucede Francisco, eleito no conclave de 2013, que em seu primeiro discurso fez uma oração pelo papa emérito Bento 16 que renunciou ao cargo por questões de saúde.
Leia mais: Fumaça Branca: novo Papa é eleito no Vaticano após quatro escrutínios
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram .


