Home
Notícias
Casos de raiva em morcegos preocupa autoridades no Distrito Federal
Notícias

Casos de raiva em morcegos preocupa autoridades no Distrito Federal

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
09/07/2025 22h18
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16558439/original/open-uri20250709-172-1tzg03n?1752100326
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

As autoridades do Distrito Federal estão em estado de alerta devido a casos de raiva em morcegos detectados na região. Dois morcegos da espécie Artibeus lituratus, conhecidos como morcegos-da-cara-branca, foram encontrados em Planaltina e Sobradinho, testando positivo para a doença. Mesmo sem registro de exposição humana, a situação tem gerado preocupação devido à letalidade da raiva, que apresenta quase 100% de taxa de mortalidade.

Diante desse cenário, o governo local irá intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle. Uma das medidas a serem adotadas é a instalação de armadilhas para captura e monitoramento de morcegos nas áreas afetadas. A população também está sendo alertada para redobrar os cuidados, sendo recomendado que qualquer contato com morcegos, vivos ou mortos, seja reportado imediatamente à equipe de zoonoses.

A raiva é uma doença preocupante, e embora os morcegos em questão tenham tido contato apenas com cães, as autoridades seguem em alerta. A Secretaria de Saúde orienta que não se deve tocar ou tentar recolher os animais. A comunicação imediata é essencial para evitar possíveis contágios e garantir a segurança da população.

Diante da gravidade da situação, é essencial que os moradores estejam atentos e sigam as recomendações das autoridades de saúde para prevenir a propagação da raiva. A colaboração de todos é fundamental para o controle e a contenção desse surto, visando garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads  

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também