Com disparos de aviso, FAB intercepta aeronave suspeita vinda do Peru
ICARO Media Group TITAN

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB coordenou a operação, acionando um caça A-29 Super Tucano para abordar a aeronave. Após tentativas sem sucesso de estabelecer contato com o piloto, foram adotados os procedimentos padrão, incluindo disparos de aviso e detenção.
Diante da resistência do piloto interceptado, que se manteve irredutível às ordens de mudança de rota, o avião foi considerado hostil e sujeito aos Tiros de Aviso e de Detenção conforme previsto na legislação vigente. A aeronave suspeita acabou realizando um pouso em uma área desabitada a cerca de 30 quilômetros a oeste de Tefé, no estado do Amazonas. Para efetuar a detenção do piloto, uma equipe da Polícia Federal foi transportada até o local por um helicóptero Sikorsky UH-60L Black Hawk da FAB.
A ação foi parte integrante dos esforços conjuntos entre o Ministério da Defesa e os órgãos de Segurança Pública no combate ao narcotráfico, em especial nas rotas conhecidas de escoamento de ilícitos. A operação está inserida no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), da Operação Ostium e das iniciativas de Controle do Espaço Aéreo voltadas à segurança do tráfego aéreo. A Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal seguem trabalhando em conjunto para coibir atividades ilegais no espaço aéreo brasileiro e garantir a integridade e segurança do território nacional.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads