Home
Notícias
Com disparos de aviso, FAB intercepta aeronave suspeita vinda do Peru
Notícias

Com disparos de aviso, FAB intercepta aeronave suspeita vinda do Peru

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
23/09/2025 10h40
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB coordenou a operação, acionando um caça A-29 Super Tucano para abordar a aeronave. Após tentativas sem sucesso de estabelecer contato com o piloto, foram adotados os procedimentos padrão, incluindo disparos de aviso e detenção.

Diante da resistência do piloto interceptado, que se manteve irredutível às ordens de mudança de rota, o avião foi considerado hostil e sujeito aos Tiros de Aviso e de Detenção conforme previsto na legislação vigente. A aeronave suspeita acabou realizando um pouso em uma área desabitada a cerca de 30 quilômetros a oeste de Tefé, no estado do Amazonas. Para efetuar a detenção do piloto, uma equipe da Polícia Federal foi transportada até o local por um helicóptero Sikorsky UH-60L Black Hawk da FAB.

A ação foi parte integrante dos esforços conjuntos entre o Ministério da Defesa e os órgãos de Segurança Pública no combate ao narcotráfico, em especial nas rotas conhecidas de escoamento de ilícitos. A operação está inserida no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), da Operação Ostium e das iniciativas de Controle do Espaço Aéreo voltadas à segurança do tráfego aéreo. A Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal seguem trabalhando em conjunto para coibir atividades ilegais no espaço aéreo brasileiro e garantir a integridade e segurança do território nacional.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também