Eleições 2026: pesquisa aponta liderança de Lula em todos os cenários
ICARO Media Group TITAN

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21) mostrou que o ex-presidente Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno na disputa pela Presidência da República nas eleições de 2026. O levantamento realizado pela Quaest entre os dias 13 e 17 de agosto revelou que Lula descolou de todos os nomes pesquisados em eventual segundo turno, inclusive do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas. Na pesquisa que contou com a opinião de 12.150 pessoas, Lula obteve vantagem em diversos cenários.
De acordo com a pesquisa, foram traçados cinco cenários para o primeiro turno e nove cenários para o segundo turno. No primeiro turno, os possíveis candidatos incluem figuras como Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior, Eduardo Leite, Eduardo Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Flávio Bolsonaro. Lula se destacou em todos os cenários, mantendo a liderança e superando os demais concorrentes, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
A pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados se mostra contra a possibilidade de Lula se candidatar à reeleição em 2026. Cerca de 58% das pessoas consultadas não apoiam a candidatura do ex-presidente. Já em relação a Jair Bolsonaro, 65% são contra uma possível candidatura do ex-presidente, sendo que houve um aumento de 3 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior.
Além disso, a pesquisa questionou os entrevistados sobre quem deveria ser o nome da direita caso Bolsonaro não se candidate. Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro empatam nas respostas, enquanto o governador do Paraná, Ratinho Júnior, aparece em situação de empate com Pablo Marçal.
Por fim, ao abordar o receio dos entrevistados em relação ao futuro político, a pesquisa apontou um empate técnico entre aqueles que temem a possibilidade de Lula continuar na presidência e os que receiam uma volta de Bolsonaro ao poder. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.