Home
Notícias
Em discurso na COP30, Alckmin defende aumento da energia renovável
Notícias

Em discurso na COP30, Alckmin defende aumento da energia renovável

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
17/11/2025 16h03
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Durante seu discurso na COP30, realizada em Belém (PA) no dia em que a Petrobras anunciou a descoberta de petróleo no RJ, o vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu a necessidade de triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030. O objetivo seria reduzir a dependência de combustíveis fósseis, apontando a importância de um senso de urgência por parte dos líderes presentes no evento. Alckmin destacou a urgência em elaborar um plano de transição energética e acabar com o desmatamento ilegal. Ele ressaltou que o atual nível de capacidade renovável ainda está abaixo do necessário para atingir a meta estabelecida.

O vice-presidente também mencionou a importância do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira que busca captar investimentos privados na ordem de cerca de US$ 125 bilhões. Esse fundo aplicaria uma lógica de mercado ao financiamento climático, visando remunerar financeiramente países que preservam suas florestas tropicais, de acordo com a área conservada. Alckmin reforçou a necessidade de transformar promessas em ações concretas, ressaltando que o tempo para ações efetivas é agora.

Além da busca pela independência de combustíveis fósseis e a preservação ambiental, o mapa do caminho proposto por Alckmin engloba ações integradas em várias frentes. Ele defendeu a necessidade de definir claramente as responsabilidades de cada parte envolvida, estabelecendo metas e prazos concretos para alcançar objetivos compartilhados. Durante sua fala, enfatizou a importância de implementar medidas urgentes para enfrentar os desafios atuais relacionados à transição energética e à proteção ambiental.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

 

 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também