Envelhecimento populacional é o tema da redação do Enem 2025
ICARO Media Group TITAN

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano abordou, em sua proposta para redação, a perspectiva do envelhecimento na sociedade brasileira. Vale ressaltar que houve um aumento expressivo no número de idosos inscritos para a prova deste ano, totalizando 17.192 participantes, um aumento de 191% em relação a 2022. Os estados com maior representação da terceira idade são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A prova será dividida em dois domingos, sendo o primeiro com questões de linguagens e ciências humanas, além da temida redação, que representa 20% da nota final. Os candidatos têm até as 19h para concluir a prova.
O tema do envelhecimento da população está em destaque neste Enem, sendo similar ao proposto em 2009 sobre a valorização do idoso. Ainda não foram divulgados os textos de apoio e as orientações fornecidas aos estudantes para embasar a redação. O tema segue o padrão Enem de focar em minorias, ressaltando a importância de problematizar antes de interpretar aspectos positivos sobre o envelhecimento na sociedade brasileira.
Com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados para esta edição, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A redação é uma etapa crucial, pois representa uma parte significativa da pontuação final do exame. A correção da redação é feita por dois professores aprovados pelo Ministério da Educação, que avaliam o texto com base em cinco competências, como domínio da língua portuguesa, organização do texto e argumentação.
Os candidatos do Enem 2025 enfrentam a primeira etapa neste domingo, com a realização da prova de linguagens, redação e ciências humanas. Já no próximo domingo, será a vez das questões de matemática e ciências da natureza. O Enem é uma oportunidade para os candidatos pleitearem vagas em universidades públicas e privadas em todo o país, sendo um momento crucial para milhões de estudantes em busca de ingressar no ensino superior.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads