Home
Notícias
Expectativa de vida dos brasileiros chega aos 76,6 anos
Notícias

Expectativa de vida dos brasileiros chega aos 76,6 anos

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
01/12/2025 13h12
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Ao longo das últimas nove décadas, o Brasil tem mostrado avanços significativos na redução da mortalidade infantil, graças a diversas iniciativas como campanhas de vacinação em massa, atenção ao pré-natal, incentivo ao aleitamento materno, atuação dos agentes comunitários de saúde e programas de nutrição infantil. Além disso, fatores como aumento da renda, da escolaridade e do acesso a serviços de saneamento básico contribuíram para essa melhoria. Essas medidas têm impacto positivo também na expectativa de vida dos brasileiros, que tem aumentando ao longo dos anos.

No entanto, mesmo com os avanços na área da saúde, dados recentes revelam desafios em relação à mortalidade masculina, em especial entre os adultos jovens. Em 2024, foi observado que a sobremortalidade masculina concentrou-se nos grupos de idade de 15 a 19, 20 a 24 e 25 a 29 anos, com valores de 3,4, 4,1 e 3,5 respectivamente. Isso significa que um homem de 20 anos, por exemplo, tinha 4,1 vezes mais chance de não completar os 25 anos do que uma mulher da mesma faixa etária, devido à maior incidência de óbitos por causas externas ou não naturais entre a população masculina.

A série histórica mostra que a sobremortalidade masculina em adultos jovens do Brasil não era tão elevada em 1940, o que sugere uma associação desse fenômeno com o rápido processo de urbanização e metropolização do país ao longo do tempo. A partir dos anos 1980, as mortes relacionadas a causas externas ou não naturais, como homicídios, suicídios e acidentes de trânsito, passaram a elevar as taxas de mortalidade, sobretudo entre os homens jovens. Apesar do aumento na expectativa de vida masculina, a ocorrência de mortes violentas tem impactado a estrutura demográfica do país.

Por outro lado, a expectativa de vida dos idosos brasileiros tem apresentado um crescimento notável desde 1940, evidenciando avanços na qualidade de vida e nos cuidados de saúde prestados a essa parcela da população. Em 1940, um indivíduo que alcançasse os 60 anos viveria, em média, mais 13,2 anos, sendo 11,6 anos para homens e 14,5 anos para mulheres. Já em 2024, a população dessa faixa etária teria uma expectativa de vida de 22,6 anos, sendo 20,8 anos para homens e 24,2 anos para as mulheres. O crescimento histórico de 9,3 anos na expectativa de vida dos idosos reflete os avanços no cuidado e na saúde dessa população.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também