Home
Notícias
Exportações de carne bovina do Brasil para os EUA crescem apesar de nova tarifa
Notícias

Exportações de carne bovina do Brasil para os EUA crescem apesar de nova tarifa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
09/05/2025 11h12
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16522347/original/open-uri20250509-171-1uh90x8?1746789269
©Mario Tama - 2017 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

As preocupações iniciais do setor de carne bovina brasileiro em relação à tarifa de 10% imposta pelos Estados Unidos se dissiparam rapidamente. Tudo por conta dos dados divulgados pela Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), que revelam que, em abril deste ano, o Brasil enviou aos americanos 498% mais carne bovina do que no mesmo período de 2024.

Este aumento significativo nas exportações de carne bovina para os Estados Unidos tem consolidado o país como o segundo maior mercado para o produto brasileiro. De janeiro a abril, foram vendidas 136 mil toneladas de carne bovina, totalizando US$ 748 milhões em receitas para o Brasil, o que representa 16% do total recebido no período. Contudo, é importante destacar que a China continua sendo o principal consumidor da carne bovina brasileira, importando 392 mil toneladas do produto no mesmo período, deixando US$ 1,9 bilhão nos cofres brasileiros.

Roberto Perosa, presidente da Abiec, enfatizou que o Brasil está conseguindo manter um ritmo de exportações acima das expectativas, o que tem contribuído para impulsionar a liquidez do setor e conter possíveis aumentos de preços no mercado interno. Perosa ressaltou também que, apesar das tarifas entre as potências econômicas mundiais, a estabilização dos preços, tanto internos quanto externos, é prevista devido à capacidade de produção e oferta do Brasil.

A exportação de cerca de 48.000 toneladas de carne bovina para os Estados Unidos no mês passado, apesar da nova tarifa de 10%, foi considerada uma surpresa positiva pelo presidente da Abiec. Enquanto a China continua sendo o principal destino das exportações brasileiras, a escassez de gado nos EUA tem impulsionado a demanda por importações de carne bovina, destacando potencial para o Brasil se tornar o maior produtor global de carne bovina até 2026, segundo dados da consultoria Datagro.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também